Avançar para o conteúdo principal

Violência no Namoro - 8.º D


Porque violência  
                       não rima
                                   com namoro

Inspirados no soneto camoniano «Amor é um fogo que arde sem se ver», os alunos do 8.º D, em grupo, construíram nas aulas de Português cinco sonetos, cujos versos definem e repudiam a violência no namoro.

Amor é um fogo que arde e queima
É ferida que dói e se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina e em persistir teima

É um não querer mas deixar acontecer
É uma palavra solitária entre a gente
É querer fugir mas no sofrimento permanecer
É um cuidar que se ganha em bater

É estar preso sem vontade
É sofrer por causa do agressor
É amar quem nos mata de verdade

Mas como esta luta causa dor,
Como este cobarde arde na minha lealdade!
Isto é a vida de um sofredor.

*****

Amor é uma chama ardente que flameja sem se ver,
É ferida que se sente completamente,
É um ato de violência que é preciso deter,
É uma mágoa que se exprime dificilmente.

É um pensamento atroz e violento,
É estar na multidão e sentir-se só,
É querer gritar ao mundo descontentamento
E todas as palavras se transformarem em pó.

É querer ser livre no mundo,
É querer bem e a dor em troca receber,
É sofrer e estar lá bem no fundo.

Mas como esta causa pode transformar
A violência em amor,
Se as vítimas de ano em ano continuam a aumentar?

*****

Violência no namoro

Amor é um sentimento sofredor
É ferida que dói e é permanente
É um descontentamento que se sente
É dor que desatina repetidamente

É um sofrer mais que bem amar
É um andar solitário sem perdoar
É nunca contentar-se de contente
É um medo que se perde em ganhar

É querer estar preso pelo amor
É magoar quem nos ama
É submeter-se ao vencedor

Mas como pode causar o seu favor
Nos corações humanos lealdade
Se tão cruel é o amor?

*****

Amor violento

Amor violento acontece sem se ver
É ferida que dói sem parar
É um descontentamento permanente
É em lágrimas de tristeza nadar

Sempre na iminência da violência
É uma vida solitária na resistência
Para o agressor deter
É um perder em que nada se ganha

É querer insultar por vontade
É servir quem agride, o agressor
É ter com quem nos maltrata, lealdade

Mas como pode haver tanta agressividade
Nos corações dos agressores violentos?
Existe neles uma nuvem negra de maldade.

*****

Esta dor é um fogo que impede de viver
é ferida que dói e não é decente
é ferimento permanente
é dor que desatina e faz sofrer


É não querer dizer
é andar solitário com a mente
é nunca cansar-se de sofrer
é chorar quando se está ausente


É estar preso por medo
é servir a quem bate, o sofredor
é ter medo de contar este segredo


Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão violento em si é o mesmo amor?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/