Avançar para o conteúdo principal

Carta aos Pais/EE



Caro encarregado de educação e cara família,

O Agrupamento de Escolas da Damaia, tal como todos, atravessa um período de adaptações e, diariamente, tenta ajustar-se às prioridades e necessidades que vão surgindo.

Acreditamos, por isso, que não é de mais relembrar o seguinte:

·      restrinja ao máximo as suas saídas e, quando o fizer, saia sozinho e mantenha a distância de segurança aconselhada;

·      lave as mãos frequentemente;

·      adote as medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, utilizar um lenço de papel ou a zona interior do cotovelo (nunca recorrendo às mãos), deitar o lenço de papel no lixo e lavar as mãos, sempre que se assoar, espirrar ou tossir;

·      se tem de se deslocar para o trabalho, lembre-se de que precisamos de si, por isso nunca é de mais reforçar os cuidados que deve ter em relação ao distanciamento social, aos transportes públicos e à frequente lavagem das mãos. Quando chegar a casa, deve limpar as maçanetas das portas e, se possível for, deixe os sapatos à porta, tome um banho e mude de roupa;

·      se precisar de levar a passear os seus animais, limpe-lhes as patas antes de entrar em casa.

Saiba proteger-se a si e aos outros. Este é um momento de união, de solidariedade e de proteção para todos nós. Cuidar de si é também cuidar dos outros. Seja responsável.

A informação que chega, nem sempre vai surgir com a rapidez que gostaríamos e, por vezes, vai ser alterada de um dia para o outro. Não por culpa de alguém, mas porque nos deparamos com algo totalmente novo. Por isso, precisamos de selecionar essa informação, compreendê-la e reajustá-la à nossa realidade, porque só assim é que podemos entender o que nos está a acontecer, só assim podemos ajudar a alterar os hábitos de vida.

Chegou o momento, este é o momento em que temos que nos unir, ser solidários e escutar os outros.

Mantenha-se em contacto, existem mil e uma formas de o fazer: por telefone, ligue o Skype ou utilize tantas outras plataformas já existentes, explore as tecnologias, seja criativo reinvente-se.

E não se esqueça de que o Agrupamento de Escolas da Damaia está cá para os vossos filhos - os nossos alunos - e para si. Também este é um momento em que, todos os dias, nos são colocados novos desafios que tentamos resolver.

Reduzir o efeito da distância e manter o contacto é uma das nossas prioridades, surgirão novos desafios, mas unidos temos a certeza de que os conseguiremos ultrapassar.

Esta é mais uma iniciativa do Agrupamento de Escolas da Damaia, para que mantenhamos o contacto com os nossos alunos e as suas famílias.

Sabemos que um dos desafios que é colocado, atualmente, a todas as famílias deste mundo é:

Como manter os nossos filhos ocupados?

Além de supervisionar o seu trabalho escolar, temos o dever de os manter em casa para sua proteção e dos outros, mas também devemos promover o contacto com os amigos e a família - a sua socialização é importante.

Este espaço surge, por isso, com a finalidade de compilar algumas informações e sugestões, para o ajudar a passar este tempo de isolamento social de uma forma mais saudável e divertida na companhia dos vossos filhos.

Seja resiliente, mantenha a esperança e não os seus medos.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril
Para os mais pequeninos: Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação.
Audiolivros para criançasLink
O Livro de Atividades do CCBLink
Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura
Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família.Link


Receita de “plasticina” caseira:


- 1 chávena de chá de água;
- 4 chávenas de chá de farinha;
- 2 colher de óleo
- 1 ½ chávena de chá de sal;

Como fazer: 


Cria monstrosReconhece nomes

Pais/EE - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril
Para os pais:
É urgente o amor.
barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
Eugénio de Andrade,  É urgente o amor

Link Vídeo 100% Português
Link Lisboa: Stayhome Texto: Manuel Alegre

OUTRAS SUGESTÕES:
eBook gratuito Se gosta de ler e tem a aplicação eBook, o site Kobo disponibiliza mais de 200 livros para descarregar gratuitamente e ocupar o seu tempo com a leitura que mais gosta. -Link


CCB Cidade Digital O Centro Cultural de Belém fechou as portas, mas reinventou a programação, com uma série de iniciativas à medida de toda a família. - Link


Cirque du Solei O Cirque du solei disponibilizou online vários espetáculos. Ao entrar na página oficial deste grupo mundialmente famoso poderá assistir a espetáculos de 60 minutos…