Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia

A arte, quando nasce, é para todos

 

O Jardim de Infância da Cova da Moura acolheu oficialmente, no dia 23 de novembro, a exposição Museu do Prado itinerante, a qual esteve patente até ao dia 27 do mesmo mês.

As dez reproduções de pinturas pertencentes à coleção permanente do Prado, juntamente com duas réplicas dos autorretratos de Sofonisba Anguissola e de Lavinia Fontana, que integraram a exposição temporária, em novembro do ano passado,  para celebrar os 200 anos do Museu do Prado, já iniciaram a sua viagem. As réplicas abandonaram as paredes da escola sede, onde residiam desde a Semana das Línguas do ano letivo transato, e instalaram-se no átrio do JI da Cova da Moura.

A exposição ficou praticamente montada no dia 19, data em que o famoso museu de Madrid celebrou o seu 201.º aniversário. Foi muito gratificante para quem montava a exposição ver as espontâneas reações de agradável surpresa das crianças do JI da Cova da Moura, à medida que iam vendo as telas a conquistar as paredes da sua escola.

Na manhã do dia 24 de novembro, a equipa dinamizadora do projeto Museu do Prado itinerante promoveu um workshop e uma visita guiada à exposição, dois momentos destinados a 35 crianças e 4 adultos. As atividades respeitaram as medidas sanitárias, pelo que foi feita uma sessão para cada grupo de crianças e respetivas educadoras de infância e assistentes operacionais. A disciplina e o interesse das crianças do JI da Cova da Moura estiveram à altura da grandiosidade dos pintores expostos.

Apraz saber que o período de exposição permitiu que vários elementos do Jardim de Infância da Cova da Moura (dos pequenos aos crescidos) selecionassem as suas telas de eleição. Antes e depois da visita guiada, oportunidade houve para as crianças, com a colaboração das educadoras e das auxiliares, demonstrarem os seus dotes artísticos na elaboração de desenhos alusivos às telas expostas.

A equipa dinamizadora do  projeto Museu do Prado itinerante, ao promover a igualdade de género, não pôde deixar de privilegiar, nesta primeira etapa, as pinturas de Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, Diego Velázquez e Joaquín Sorolla.














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/