Avançar para o conteúdo principal

Jogo do 24

O Jogo do 24, que tem contribuído, anualmente, para tornar visível uma das arestas mais lúdicas da Matemática, continua uma incógnita. Os alunos do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Damaia, porém, têm treinado as regras do jogo segundo um novo plano, como impõe o problema do E@D. Com base nas regras do Jogo do 24, disponibilizadas às turmas através de um guião, os alunos construíram a sua própria «carta» do jogo. 

Ao cálculo matemático, adicionou-se o desafio de subtrair o desperdício de materiais. As ideias multiplicaram-se e o produto final tornou-se num dividendo. É TUDO UMA QUESTÃO DE MATEMÁTICA!


Jogo do 24 - 5.º ano    

Jogo do 24 - 6.º ano

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...