Avançar para o conteúdo principal

Ciência di Noz Manera

 


Durante o presente ano letivo decorreu, nas turmas do 8º ano, a primeira fase do projeto “Ciência di Noz Manera”, uma parceria entre o Agrupamento de Escolas da Damaia e a Fundação Champalimaud. Este projeto visa dar oportunidades acrescidas de contacto com temas da Ciência e Investigadores de forma a promover a igualdade de oportunidades de acesso à Ciência por parte de estudantes com menos hipóteses sociais de exploração e conhecimento do meio científico.

As sessões desenvolvidas por um conjunto de investigadores da Fundação Champalimaud promoveram, por um lado, a divulgação científica de forma prática e na primeira pessoa e, por outro, a partilha dos percursos académicos dos Investigadores, suas atuais áreas de investigação e possibilidades de carreira. Estas sessões deram a possibilidade a todos  os estudantes, com interesse pela área, de colocarem perguntas, explorarem oportunidades e prepararem de forma mais informada e sólida as suas futuras escolhas vocacionais.

As sessões  abordaram os seguintes temas:

Workshops

Tema / Investigadores

8º A

Cancro, imunidade, saúde mental / Marcia Fontes e Ana Maia

8º B

Neurociência, comportamento animal / Margarida Brotas

8º C

Biologia celular, cancro, bioquímica / Ana Sofia Marques

8º D

Competição de células, biologia do desenvolvimento / Denise Camacho e Mario Aguilar

8º E

Psicologia cognitiva, estatísticas / Tiago Quendera e Carolina Pestana

8º F

Cancro, imunidade, testes clínicos / Rita Fior e André Valente

8º G

Microbiologia, microscopia / Eliane Carvalho e Anna Pezzarossa

 

Este projeto contou com a colaboração dos grupos disciplinares de Ciências Naturais e Físico-Química assim como do Serviço de Psicologia e Orientação, uma vez que se reveste de especial importância o desenvolvimento de competências do saber científico, técnico e tecnológico e  o acesso à informação e oportunidades de carreira, que são de especial relevo no desenvolvimento de projetos de vida e escolhas  vocacionais.  Pelas respostas dadas a  um questionário aplicado no final de cada sessão, o acolhimento junto dos alunos foi positivo, tendo os workshops realizados despertado o seu interesse e ativa participação.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/