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Técnica “Autorregulação do Stress” em contexto escolar


A técnica de autorregulação do stress em contexto escolar tem vindo a ser aplicada e aferida no Agrupamento de Escolas da Damaia, desde novembro do ano letivo 2015/2016.  Tudo começou no final duma palestra, com um convite/desafio da educadora de infância Margarida Rainha, para a sua aplicação na então EB1/JI da Cova da Moura. A professora Sónia Ferreira, no seu papel de Coordenadora da Escola, foi a ajuda perfeita para o desenvolvimento de todo o trabalho que, na altura, teve, por parte das turmas envolvidas, uma excelente aceitação.

Durante o ano letivo de 2020-2021 foram realizadas, semanalmente, mais de 1000 sessões, abrangendo 23 turmas do 1º Ciclo e 5 do Jardim de Infância. A adesão das crianças e alunos tem sido, desde sempre, ótima, e a disponibilidade e interesse dos professores uma mais-valia para a promoção dos efeitos benéficos da atividade.

Visa regular as emoções e o stress, facilitar as capacidades de atenção, de concentração e de memória.  Visa também a educação/reeducação pro-social e a  limitação dos processos de violência interpessoal, prevenindo o abandono e o insucesso escolar. Desenvolve-se através da aplicação de guiões estruturados em dois momentos distintos: indução do relaxamento que permite uma ampliação da consciência, caracterizada pela produção de ondas alfa, o que facilita, num segundo momento, o acesso ao subconsciente na facilitação de comportamentos positivos e reguladores do stress.

Trata-se de uma abordagem inovadora que pretende a regulação do stress nos alunos e nos professores. Foram já formados cerca de 200 docentes em ações de formação creditadas que visaram a capacitação para a integração de crenças e valores adaptativos, proporcionando simultaneamente o desenvolvimento da consciência moral e das inteligências intrapessoal e interpessoal, a par do relaxamento. Os seus efeitos positivos são patentes no comportamento geral, mas muito especialmente na relação com os pares, no desempenho escolar, na aquisição de novas competências e na resolução de problemas. Acreditamos que também possa ter efeitos significativos na qualidade das escolhas e decisões futuras.

 

Esta ação resulta da parceria mantida entre o Agrupamento de Escolas da Damaia e a VOMAP – Clínica Psicológica na promoção da saúde mental na comunidade escolar.


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