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Projeto Eco-Escolas: Sala de Recursos Especializados da EB1/ JI das Águas Livres promove atividade sustentável no 1º Ciclo

No âmbito do projeto Eco-Escolas, a Sala de Recursos Especializados, em parceria com turmas do 1º ciclo, realizou uma atividade criativa e ecologicamente consciente na construção de árvores de Natal. A iniciativa teve como objetivo principal sensibilizar para as questões ambientais e destacou o papel da sala de recursos especializados na promoção da consciencialização ambiental, trabalho em equipa e respeito pelo outro.
Deste modo, em sintonia com a essência do projeto Eco-Escolas e no espírito da época festiva, a sala de recursos especializados uniu alunos de turmas do 1º ciclo para uma experiência educativa única e divertida. O desafio lançado consistia em construir cooperativamente árvores de Natal utilizando exclusivamente materiais recicláveis, promovendo assim a reutilização de recursos e a redução do impacto ambiental.
Conversámos sobre o respeito pelo outro, pela importância que isso tem no trabalho de equipa e a atividade começou após uma breve explicação sobre a importância da reutilização de materiais e a necessidade de promover práticas sustentáveis no nosso quotidiano. Os alunos foram incentivados a pensar de forma criativa, explorando materiais que, muitas vezes, seriam descartados.
Deste modo, os estudantes mergulharam num processo colaborativo, trocando ideias e trabalhando em conjunto na construção das árvores. Foi notável a integração entre os alunos, independentemente das suas habilidades e necessidades específicas. A experiência destacou não apenas a diversidade de habilidades presentes, mas também a capacidade de todos os alunos contribuírem de forma significativa.
Diversos materiais foram utilizados, desde papelão e jornais até bolas reutilizadas e decoradas. Cada grupo tinha a liberdade de escolher e organizar os materiais de acordo com a sua visão única. A atividade não apenas estimulou a criatividade, trabalho de equipa, respeito e aceitação do outro, mas também promoveu a consciência ambiental e a importância da redução do desperdício.
No final da atividade, as árvores de Natal construídas pelos alunos foram exibidas no corredor da escola como símbolos tangíveis da interligação entre educação inclusiva, cooperação e sustentabilidade. Esta atividade destacou-se não só por ser uma iniciativa de cariz ecológico, mas também pela valiosa contribuição para o desenvolvimento de competências sociais e cívicas dos alunos. Este evento reforça o compromisso da escola com a inclusão demãos dadas com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.









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