No âmbito do Dia da Pessoa com Deficiência, as crianças do Jardim de Infância da Damaia participaram numa atividade de partilha, reflexão e criatividade.
A atividade teve início com a leitura do livro ‘Não Faz Mal Ser Diferente’, do autor Todd Parr, que despertou o interesse das crianças e deu lugar a uma conversa muito enriquecedora. Após a leitura, as crianças foram convidadas a partilhar o que acharam da história e a refletir sobre o significado de ser diferente. As suas respostas mostraram que compreenderam que ser diferente é algo natural, positivo e que deve ser valorizado.
Falámos sobre como cada pessoa é especial à sua maneira: alguns têm o cabelo ondulado, outro cabelo liso; alguns gostam de correr, outros preferem desenhar. Todos têm gostos, talentos e características únicas.
Depois da conversa, cada criança realizou um autorretrato, mostrando as suas próprias características: cabelo, cor da pele, roupa preferida e um detalhe especial, como óculos, sardas ou outro pormenor importante.
No fundo da folha, a educadora escreveu a frase “Eu sou especial, porque…”, que foi depois completada por cada criança com algo de que gosta, como dançar, ajudar os amigos ou construir coisas.
Os trabalhos foram expostos num placard da sala, com a frase:
“Somos todos diferentes e isso é muito bom.”




Comentários
Enviar um comentário