Avançar para o conteúdo principal

VIOLÊNCIA NO NAMORO - 8.º E

VIOLÊNCIA NO NAMORO - 8.º E

 Porque violência não rima com namoro

Em contexto de trabalho de sala de aula de Português e em articulação com Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 8.º E, na sequência da análise do soneto camoniano «Amor é um fogo que arde sem se ver», produziram individualmente sonetos que demonstrassem, por um lado, ligação ao poema de Camões e, por outro, o repúdio pela violência no namoro. De entre os trabalhos produzidos, foi selecionado o soneto da autoria de Duarte Encarnação, cujo nome se divulga mediante a autorização concedida pela encarregada de educação do aluno.

Na atividade Palavra de escritor com Jacinto Lucas Pires, no dia 28 de janeiro, depois de declamado o poema de Camões na rubrica «Momento de poesia», oportunidade houve para divulgar o texto poético do aluno Duarte Encarnação.

Amor com violência, sem se ver, pode arder;
Pode fazer-lhe uma ferida, mas não a deixe ser permanente;
Não aceite um namoro descontente;
E não diga que está tudo bem, quando por dentro está a sofrer.

Não deixe que alguém lhe continue a bater;
Não ande só pois há sempre alguém para defender a gente;
Não queira contentar-se com uma vida apenas descontente;
Violência no namoro, ninguém a devia sofrer.

Há saída para quem entrou por vontade;
Não tem de servir a quem não merece o seu amor;
Não queira estar com quem fecha à chave a sua liberdade.

Mas como podes, violência, intitular-te amor,
Se dentro de ti só existe crueldade?
Em nome de todas as vítimas, vai-te embora, por favor!
  
                   Duarte Encarnação, 8.º E

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.