Avançar para o conteúdo principal

Homenagem a Luis Sepúlveda


IN MEMORIAM



A homenagem do Agrupamento de Escolas da Damaia
                       a Luis Sepúlveda


No dia 17 de abril, um dia depois da partida do autor de História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, os alunos das turmas  8.º D, 8.º E, 9.º A e 9.º D realizaram uma produção escrita coletiva por turma e produções individuais como homenagem ao escritor chileno.
          A corrente de escrita criada naquelas turmas quis recuperar o próprio festival Correntes d'Escritas, que, em fevereiro, havia recebido Luis Sepúlveda na Póvoa de Varzim. Quis ainda a atividade proposta recuperar o sentimento de pertença a uma turma, quis aquela atividade anular a distância que o confinamento impusera, quis dar mais um passo no mundo da escrita.
Em tempo de E@D (Ensino à Distância), o comando do texto coletivo rapidamente foi confiado aos delegados e subdelegados das turmas envolvidas, aos quais gentilmente se juntou a colaboração de alguns encarregados de educação. Se é verdade que os textos de autoria coletiva ficaram com uma qualquer falha de coerência e coesão (provavelmente a mesma falha que afastou o escritor das obras que ficaram por escrever, provavelmente a mesma falha que afastou alunos e professores do seu natural ambiente de trabalho), o que é facto é que os textos foram criados, já são uma realidade e, um dia, poderão sempre surgir melhorados.
O desafio de escrita individual, por opção de quem já sentiu o fascínio pela poesia,  ancorou na elegância dos versos. Disso são exemplo a elegia do Daniel Mendes*, aluno do 9.º A, e a do Duarte Encarnação*, aluno do 8.º E. Ambas entoam a melodia da imortalidade.

Elegias

Eras um grande romancista
Mas devido a uma desgraça
Nos deixas tristes e sem graça
Com a tua morte irrealista.

Pessoas que amas caíram no choro
Mas ficaram sem a angústia de te ver sofrer
Porque sabem que vais continuar a viver
Nas tuas obras de ouro.

Com as tuas obras
Fizeste emocionar pessoas
Que não te conheceram
Mas teus livros leram.
                                                      
               Daniel Mendes* (9.º A)

No Chile nasceu
Homem tal,
que o mundo enriqueceu
a um nível colossal.

Romancista e Pensador
não merecia sofrer a dor
de partir para outro mundo
e cair no sono profundo.

Agora com os anjos está,
mas graças às suas obras
para sempre viverá.

Luis Sepúlveda, obrigado
por tudo o que nos transmitiu
e nos ter deixado o seu legado!

               Duarte Encarnação* (8.º E)

* A divulgação das elegias e dos nomes dos seus autores foi concedida pelos próprios e pelas respetivas encarregadas de educação.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.