Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia

Todos os caminhos vão dar ao Prado

A exposição Museu do Prado itinerante, depois de ter estado patente no Jardim de Infância da Cova da Moura, chegou, no dia 2 de dezembro, ao Jardim de Infância da Damaia e nele permaneceu até ao dia 10 de dezembro.

Esta peregrinação em nome de uma educação pela arte fez, assim, a sua segunda escala em mais um estabelecimento do Agrupamento de Escolas da Damaia.

Foram proporcionadas visitas guiadas à exposição durante os dias 9 e 10. Participaram na viagem cultural até ao Museu do Prado 58 crianças das três salas do JI da Damaia, 3 educadoras de infância e 3 assistentes operacionais.

O corredor que atravessa o JI da Damaia foi a galeria que homenageou Albrecht Dürer, Bosch, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, El Greco, Rubens, Velázquez, Murillo, José Madrazo, Goya  e Sorolla. A divulgação das telas que integram a exposição, alguns pormenores da vida dos pintores e da história do Prado foram o recheio da conversa com os mais novos. A tertúlia  enriqueceu-se com as perguntas naturalmente interessantes, com as interpretações e as apreciações genuínas das crianças da Sala Verde, da Sala Amarela e da Sala Lilás.

As três telas pintadas por mãos femininas continuam a acentuar a importância da igualdade de género e testemunham o mérito das duas pintoras italianas dos séculos XVI e XVII. O respeito pela diferença tornou-se inevitável na análise de As meninas: o protagonismo da infanta Margarida  deixou espaço para se ver quem a natureza quis que fosse especial. Os  fuzilamentos de Goya e A morte de Viriato de Madrazo exigiram a condenação da guerra.

Os workshops, nesta segunda etapa do circuito, permitiram reinventar o Autorretrato de Dürer, As meninas de Velázquez e O Cavaleiro com a Mão no Peito de El Greco. Foram proporcionadas gravuras, inteiras ou sob a forma de puzzle, adequadas à faixa etária das crianças para serem coloridas. As obras criadas pelos artistas do JI da Damaia, antes, durante e depois dos workshops, deram um novo encanto a nomes sonantes da pintura europeia.

A montagem da exposição, o zelo pelas réplicas e a etapa de voltar a embalar as telas continuam a contar com a disponibilidade de diversos profissionais do Agrupamento, o que torna o projeto cada vez mais coletivo.

Novos caminhos, a partir de janeiro de 2021, levarão ao Museu do Prado mais crianças, alunos e profissionais do Agrupamento de Escolas da Damaia, porque a arte, quando nasce, é para todos.

 











































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...