Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia

Todos os caminhos vão dar ao Prado

A exposição Museu do Prado itinerante, depois de ter estado patente no Jardim de Infância da Cova da Moura, chegou, no dia 2 de dezembro, ao Jardim de Infância da Damaia e nele permaneceu até ao dia 10 de dezembro.

Esta peregrinação em nome de uma educação pela arte fez, assim, a sua segunda escala em mais um estabelecimento do Agrupamento de Escolas da Damaia.

Foram proporcionadas visitas guiadas à exposição durante os dias 9 e 10. Participaram na viagem cultural até ao Museu do Prado 58 crianças das três salas do JI da Damaia, 3 educadoras de infância e 3 assistentes operacionais.

O corredor que atravessa o JI da Damaia foi a galeria que homenageou Albrecht Dürer, Bosch, Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, El Greco, Rubens, Velázquez, Murillo, José Madrazo, Goya  e Sorolla. A divulgação das telas que integram a exposição, alguns pormenores da vida dos pintores e da história do Prado foram o recheio da conversa com os mais novos. A tertúlia  enriqueceu-se com as perguntas naturalmente interessantes, com as interpretações e as apreciações genuínas das crianças da Sala Verde, da Sala Amarela e da Sala Lilás.

As três telas pintadas por mãos femininas continuam a acentuar a importância da igualdade de género e testemunham o mérito das duas pintoras italianas dos séculos XVI e XVII. O respeito pela diferença tornou-se inevitável na análise de As meninas: o protagonismo da infanta Margarida  deixou espaço para se ver quem a natureza quis que fosse especial. Os  fuzilamentos de Goya e A morte de Viriato de Madrazo exigiram a condenação da guerra.

Os workshops, nesta segunda etapa do circuito, permitiram reinventar o Autorretrato de Dürer, As meninas de Velázquez e O Cavaleiro com a Mão no Peito de El Greco. Foram proporcionadas gravuras, inteiras ou sob a forma de puzzle, adequadas à faixa etária das crianças para serem coloridas. As obras criadas pelos artistas do JI da Damaia, antes, durante e depois dos workshops, deram um novo encanto a nomes sonantes da pintura europeia.

A montagem da exposição, o zelo pelas réplicas e a etapa de voltar a embalar as telas continuam a contar com a disponibilidade de diversos profissionais do Agrupamento, o que torna o projeto cada vez mais coletivo.

Novos caminhos, a partir de janeiro de 2021, levarão ao Museu do Prado mais crianças, alunos e profissionais do Agrupamento de Escolas da Damaia, porque a arte, quando nasce, é para todos.

 











































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/