Avançar para o conteúdo principal

CONCURSO LITERÁRIO - 1.ª FASE

 Em Dia de Reis, a escrita foi rainha


No Dia de Reis, teve lugar a 1.ª fase do concurso literário da Escola Básica 2, 3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha. Foram 30 os alunos do 2.º e do 3.º ciclos que quiseram participar na atividade.

Durante 100 minutos, os concorrentes puderam pôr à prova a sua imaginação em duas propostas distintas de escrita.

A primeira produção escrita a todos concedeu a liberdade na escolha do tema e da forma. Os mais novos precisaram de algum apoio para se certificarem da diferença entre prosa e poesia. Os esclarecimentos foram prontamente dados em nome da aquisição de aprendizagens e o quão gratificante é ver os alunos a aprender nestas iniciativas pedagógicas. Os dois andamentos da literatura - a prosa e a poesia -, na verdade,  não se perdem em competições e, se se unirem, seguramente que germinará em harmonia a prosa poética.

O segundo momento de escrita ficou subordinado aos cânones do texto narrativo e ao valor da solidariedade. Alguns escritores do 2.º ciclo voltaram a precisar de uma mãozinha para recordarem o significado de solidariedade.

Os reis magos da escrita saíram com a certeza de que, no dia 3 de março, aquando da 2.ª fase do concurso, vão reler as suas produções e vão ter oportunidade de aperfeiçoá-las. Quem à escrita por gosto se dedica não pode ser pressionado pelo ritmo dos ponteiros do relógio. A escrita também tem o dom de nos evadir das amarras do tempo.

Os textos sob a chancela do pseudónimo inventado por cada aluno serenamente aguardarão, numa qualquer gaveta, pelo reencontro em março com os seus autores.

Curioso foi registar que três alunos, movidos pela tradição que o concurso de leitura expressiva já alcançou na escola, compareceram em nome desse outro talento. Um deles, apesar do equívoco, deixou-se ficar preso à pena e ao papel. Há equívocos abençoados.












Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.