Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia

 A SUSTENTÁVEL LEVEZA DA ARTE

 

Janeiro chegou e deu novo rumo à exposição Museu do Prado itinerante. A bússola apontou o caminho em direção à EB 1/JI das Águas Livres e a arte, com leveza, seguiu até lá.  

Nesta penúltima viagem da exposição por estabelecimentos do Agrupamento de Escolas da Damaia, foram 150 as crianças e mais de 13 os profissionais que puderam apreciar as telas. Durante uma semana, o corredor principal tornou mais lento o acesso à brincadeira do recreio. Era inevitável parar e conviver com os quadros. Quem por aquele corredor passava desviou seguramente o olhar até às históricas telas da pintura europeia. O tempo começava com o Autorretrato de Dürer, nos finais do século XV, e só parava com Sorolla, no alvor do século XX. Uma visita guiada, grupo a grupo, foi proporcionada às duas salas do jardim de infância, ao 1.º A, 1.º B, 3.º A, 3.º B, 4.º A, 4.º B e 4.º C, complementando-se, desse modo, o livre acesso à arte. Em torno da exposição do Prado foram e estão a ser feitos trabalhos diversos quer pelas crianças do jardim de infância quer pelos alunos do 1.º ciclo, tendo, neste último caso, ficado a coordenação das atividades a cargo dos docentes de Educação Visual que integram o projeto de Ensino em Par Pedagógico.

Para os que têm acompanhado de mais perto a itinerância do Prado tem sido um privilégio reencontrar, entre as afamadas telas, profissionais e amigos do Agrupamento, bem como conhecer novos colegas, assistentes e tantas crianças. A arte tem também sido um meio de socialização.

Nesta etapa do circuito, foi notória a resistência das paredes do edifício principal e a mão de obra teve de ser especializada. É caso para dizer que tão difícil foi montar a exposição como difícil foi retirá-la das Águas Livres. Até à data, a surpresa de quem recebe a coleção tem assinalado o momento da chegada, desta vez, nas Águas Livres, acumulou-se o desencanto de quantos assistiram à saída dos quadros.

No dia 18, ia encerrar, conforme o previsto, a exposição; porém, durante o embalar das telas, já desnudas as paredes, como se não tivessem sido suficientes os primeiros sinais de desacordo de alguns transeuntes, soaram em momentos distintos duas vozes femininas, qual mestra e qual aluna, que não hesitaram em assinalar o lapso iminente de se privar o 3.º B de ver a exposição. Graças à sustentável leveza da arte, em tempo record, foram as telas devolvidas às robustas paredes. O súbito regresso dos quadros desfez até a timidez de uma aluna, oriunda do Oriente,  que sozinha andava pelo museu recentemente desfeito. Depressa o seu silêncio abriu exceção a um lacónico inglês e à satisfação de voluntariamente ajudar a repor os quadros na galeria das Águas Livres. A leveza de um ser juntou-se à leveza da arte e, às 13h30, tudo voltou a estar pronto para que o último grupo de crianças e respetivo par pedagógico de professoras pudessem apreciar a exposição e ouvir narrativas que vivem nas telas e outras que fazem parte da vida dos pintores, das pintoras e do próprio Museu do Prado. Ficara, assim, adiada só para o dia seguinte a partida da exposição.


























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/