Avançar para o conteúdo principal

Cogito, ergo sum.

 COGITO, ERGO SUM.

 (Penso, logo existo. Axioma em latim do filósofo René Descartes.)


Na rubrica Cogito, ergo sum, pretende-se divulgar os textos de opinião dos alunos do Agrupamento, textos esses que, muitas vezes, são já uma sólida materialização do pensamento crítico do seu autor.

A disciplina de Português é um contexto de aprendizagem que favorece a formação de cidadãos capazes de pensar crítica e autonomamente, a par de desenvolver a sua capacidade de criatividade e comunicação. Eis um dos desígnios preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O texto que se publica foi redigido numa aula de Português do nono ano, no regime presencial, sendo, posteriormente, alvo de um mero aperfeiçoamento linguístico. As cogitações são genuínas.  

 

Vacinação Covid-19 

Após tantos meses de aflição, devido à pandemia vivida no último ano, várias vacinas têm sido apresentadas ao mundo. A Pfizer e a Moderna têm sido as escolhas cientificamente mais fiáveis, bem como a vacina russa e a chinesa, que foram bem aceites nos países em desenvolvimento, embora a nível científico não sejam tão bem conceituadas como as atrás referidas.

No meu entender, este é um dos momentos em que devemos confiar nos mais qualificados, já que as vacinas, designadamente as primeiras mencionadas, foram aprovadas pela União Europeia e pela Organização Mundial da Saúde, porque cumpriram todos os requisitos necessários para a sua aprovação (testagens, taxa de eficácia, entre outros).

Muitas das críticas apontadas às vacinas têm como fundamento o facto de as mesmas terem demorado muito pouco tempo a ser criadas e terem sido aceites como válidas em comparação com as demais. Podem, contudo, tais críticas ser facilmente refutadas ao perceber-se a quantidade de cientistas que nelas trabalhou e a rapidez com que a parte jurídica foi tratada.

         Hoje, se me fosse dada a oportunidade de tomar a vacina, tomá-la-ia com agrado por todos os argumentos acima referidos.

 

Duarte Encarnação*, 9.º D

janeiro/2021

 * A divulgação do texto e do nome do seu autor foi concedida pelo próprio e pela respetiva encarregada de educação.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/