Avançar para o conteúdo principal

Cogito, ergo sum.

 COGITO, ERGO SUM.

 (Penso, logo existo. Axioma em latim do filósofo René Descartes.)


Na rubrica Cogito, ergo sum, pretende-se divulgar os textos de opinião dos alunos do Agrupamento, textos esses que, muitas vezes, são já uma sólida materialização do pensamento crítico do seu autor.

A disciplina de Português é um contexto de aprendizagem que favorece a formação de cidadãos capazes de pensar crítica e autonomamente, a par de desenvolver a sua capacidade de criatividade e comunicação. Eis um dos desígnios preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O texto que se publica foi redigido numa aula de Português do nono ano, no regime presencial, sendo, posteriormente, alvo de um mero aperfeiçoamento linguístico. As cogitações são genuínas.  

 

Vacinação Covid-19 

Após tantos meses de aflição, devido à pandemia vivida no último ano, várias vacinas têm sido apresentadas ao mundo. A Pfizer e a Moderna têm sido as escolhas cientificamente mais fiáveis, bem como a vacina russa e a chinesa, que foram bem aceites nos países em desenvolvimento, embora a nível científico não sejam tão bem conceituadas como as atrás referidas.

No meu entender, este é um dos momentos em que devemos confiar nos mais qualificados, já que as vacinas, designadamente as primeiras mencionadas, foram aprovadas pela União Europeia e pela Organização Mundial da Saúde, porque cumpriram todos os requisitos necessários para a sua aprovação (testagens, taxa de eficácia, entre outros).

Muitas das críticas apontadas às vacinas têm como fundamento o facto de as mesmas terem demorado muito pouco tempo a ser criadas e terem sido aceites como válidas em comparação com as demais. Podem, contudo, tais críticas ser facilmente refutadas ao perceber-se a quantidade de cientistas que nelas trabalhou e a rapidez com que a parte jurídica foi tratada.

         Hoje, se me fosse dada a oportunidade de tomar a vacina, tomá-la-ia com agrado por todos os argumentos acima referidos.

 

Duarte Encarnação*, 9.º D

janeiro/2021

 * A divulgação do texto e do nome do seu autor foi concedida pelo próprio e pela respetiva encarregada de educação.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.