O Dia Internacional da Francofonia comemora-se no dia 20 de março na POC
Mas afinal o que é a Francofonia?
A Francofonia é uma das
grandes áreas linguísticas mundiais. Não se limita a um idioma em comum, dado
que é também fundamentada na partilha dos valores humanistas que foram
veiculados pela língua francesa. São os dois pilares sobre os quais está
alicerçada a Organização Internacional da Francofonia. Criada em 1970, a
Organização Internacional da Francofonia (OIF) tem por missão dar corpo a uma
solidariedade ativa entre os 80 Estados e governos que a compõem (57 membros e
23 observadores) - ou seja, mais de um terço dos Estados membros das Nações
Unidas -, totalizando uma população de mais de 890 milhões de pessoas, 274
milhões das quais são francófonas.
Esta e outras questões foram,
laboriosamente, abordadas nas aulas síncronas e assíncronas das semanas E@D de
15 a 26 de março pelas professoras, que ainda à distância, em regime online,
não quiseram deixar de celebrar este dia com os alunos das turmas de terceiro
ciclo.
Conscientes dos decretos-lei 54 e
55, de 6 de julho de 2018, sensibilizadas para a importância da implementação
do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e do perfil dos alunos à saída
da escolaridade obrigatória, esta atividade valorizou o sentimento de pertença
ao Agrupamento e, por outro, o trabalho colaborativo, enquanto oportunidade
para as docentes inovarem e promoverem práticas pedagógicas que possam ir ao
encontro das necessidades dos alunos, que assim poderão melhorar o seu
desempenho escolar.
Nesta atividade, plasmada no
Plano Anual e Atividades de Línguas, estimulou-se, inevitavelmente, a dinâmica
de grupo, a partir do visionamento de vídeos educativos e de PowerPoints,
através dos quais, os alunos aprenderam o que é a Francofonia, o valor da
língua Francesa no mundo, seja como língua materna, seja como língua oficial,
administrativa ou até mesmo de ensino. Por inerência, foram, igualmente, rogados
os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, apanágio da Revolução
Francesa.
Sob a égide deste lema, curiosos, os alunos
indagaram acerca da missiva indelével da Organização Internacional da Francofonia
no mundo. Foi a vez das professoras falarem da importância indubitável da
mesma, a qual promove: em comum a língua francesa, não obstante a diversidade cultural
dos países francófonos; a partilha da paz, da democracia e dos direitos humanos
dos países francófonos; o apoio à educação, formação e pesquisa; o
desenvolvimento da cooperação e solidariedade e uma especial atenção aos jovens
e mulheres desses países.
Em aula, fizeram-se jogos sobre
curiosidades, mensagens, celebridades, canções, provérbios francófonos.
Juntaram-se ainda, nas aulas síncronas e assíncronas, sopas de letras, atividades
de decifração de cidades francesas/países francófonos e os, apreciados, quizizz.
Para conseguir motivar os alunos, a atividade foi planificada pelas três
professoras, dando-lhe especial cunho, como não poderia deixar de ser, a
criatividade e o carácter lúdico. No Google Meet, as docentes não “tiveram mãos
a medir”, para o levantar constante das mãos por parte dos alunos, os quais
queriam intervir, ora para explorar o que já sabiam, ora para indagar acerca do
que desconheciam. Foram, de facto aulas gratificantes, que espelharam o
interesse e o labor dos nossos alunos para a aprendizagem da língua francesa.
Por último, foi pedido aos alunos
um trabalho assíncrono sobre um país francófono. Estes puseram mãos à obra e
criaram vídeos e PowerPoints coloridos e imaginativos, desbravando territórios
desconhecidos, numa pesquisa pela busca de sapiência num domínio, até então
incógnito, pelo menos, para grande parte deles. Investigaram sobre a capital, a
bandeira, a situação geográfica, a superfície, a população, a personalidade e a
receita típica de cada país francófono. Foram também despoletadas a cooperação
e a entreajuda, quando alunos disseram que não conseguiam trabalhar com estas
ferramentas digitais. Logo, dois ou três alunos em cada turma se prontificaram
a ensinar os colegas, num desafio, ainda mais difícil, devido à distância
física das turmas.
E como a união faz a força… juntos
foram construindo um projeto individual, que se tornará brevemente comum,
através da ênfase na competência comunicativa, pois estão previstas as apresentações
dos trabalhos aos colegas, em princípio, já em regime presencial!
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