Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional da Francofonia

 O Dia Internacional da Francofonia comemora-se no dia 20 de março na POC

 

Mas afinal o que é a Francofonia?

A Francofonia é uma das grandes áreas linguísticas mundiais. Não se limita a um idioma em comum, dado que é também fundamentada na partilha dos valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa. São os dois pilares sobre os quais está alicerçada a Organização Internacional da Francofonia. Criada em 1970, a Organização Internacional da Francofonia (OIF) tem por missão dar corpo a uma solidariedade ativa entre os 80 Estados e governos que a compõem (57 membros e 23 observadores) - ou seja, mais de um terço dos Estados membros das Nações Unidas -, totalizando uma população de mais de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonas.

Esta e outras questões foram, laboriosamente, abordadas nas aulas síncronas e assíncronas das semanas E@D de 15 a 26 de março pelas professoras, que ainda à distância, em regime online, não quiseram deixar de celebrar este dia com os alunos das turmas de terceiro ciclo.

Conscientes dos decretos-lei 54 e 55, de 6 de julho de 2018, sensibilizadas para a importância da implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, esta atividade valorizou o sentimento de pertença ao Agrupamento e, por outro, o trabalho colaborativo, enquanto oportunidade para as docentes inovarem e promoverem práticas pedagógicas que possam ir ao encontro das necessidades dos alunos, que assim poderão melhorar o seu desempenho escolar.

Nesta atividade, plasmada no Plano Anual e Atividades de Línguas, estimulou-se, inevitavelmente, a dinâmica de grupo, a partir do visionamento de vídeos educativos e de PowerPoints, através dos quais, os alunos aprenderam o que é a Francofonia, o valor da língua Francesa no mundo, seja como língua materna, seja como língua oficial, administrativa ou até mesmo de ensino. Por inerência, foram, igualmente, rogados os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, apanágio da Revolução Francesa.

 Sob a égide deste lema, curiosos, os alunos indagaram acerca da missiva indelével da Organização Internacional da Francofonia no mundo. Foi a vez das professoras falarem da importância indubitável da mesma, a qual promove: em comum a língua francesa, não obstante a diversidade cultural dos países francófonos; a partilha da paz, da democracia e dos direitos humanos dos países francófonos; o apoio à educação, formação e pesquisa; o desenvolvimento da cooperação e solidariedade e uma especial atenção aos jovens e mulheres desses países.

Em aula, fizeram-se jogos sobre curiosidades, mensagens, celebridades, canções, provérbios francófonos. Juntaram-se ainda, nas aulas síncronas e assíncronas, sopas de letras, atividades de decifração de cidades francesas/países francófonos e os, apreciados, quizizz. Para conseguir motivar os alunos, a atividade foi planificada pelas três professoras, dando-lhe especial cunho, como não poderia deixar de ser, a criatividade e o carácter lúdico. No Google Meet, as docentes não “tiveram mãos a medir”, para o levantar constante das mãos por parte dos alunos, os quais queriam intervir, ora para explorar o que já sabiam, ora para indagar acerca do que desconheciam. Foram, de facto aulas gratificantes, que espelharam o interesse e o labor dos nossos alunos para a aprendizagem da língua francesa.

Por último, foi pedido aos alunos um trabalho assíncrono sobre um país francófono. Estes puseram mãos à obra e criaram vídeos e PowerPoints coloridos e imaginativos, desbravando territórios desconhecidos, numa pesquisa pela busca de sapiência num domínio, até então incógnito, pelo menos, para grande parte deles. Investigaram sobre a capital, a bandeira, a situação geográfica, a superfície, a população, a personalidade e a receita típica de cada país francófono. Foram também despoletadas a cooperação e a entreajuda, quando alunos disseram que não conseguiam trabalhar com estas ferramentas digitais. Logo, dois ou três alunos em cada turma se prontificaram a ensinar os colegas, num desafio, ainda mais difícil, devido à distância física das turmas.

E como a união faz a força… juntos foram construindo um projeto individual, que se tornará brevemente comum, através da ênfase na competência comunicativa, pois estão previstas as apresentações dos trabalhos aos colegas, em princípio, já em regime presencial!


Travaux_Francophonie


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/