Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional da Francofonia

 O Dia Internacional da Francofonia comemora-se no dia 20 de março na POC

 

Mas afinal o que é a Francofonia?

A Francofonia é uma das grandes áreas linguísticas mundiais. Não se limita a um idioma em comum, dado que é também fundamentada na partilha dos valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa. São os dois pilares sobre os quais está alicerçada a Organização Internacional da Francofonia. Criada em 1970, a Organização Internacional da Francofonia (OIF) tem por missão dar corpo a uma solidariedade ativa entre os 80 Estados e governos que a compõem (57 membros e 23 observadores) - ou seja, mais de um terço dos Estados membros das Nações Unidas -, totalizando uma população de mais de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonas.

Esta e outras questões foram, laboriosamente, abordadas nas aulas síncronas e assíncronas das semanas E@D de 15 a 26 de março pelas professoras, que ainda à distância, em regime online, não quiseram deixar de celebrar este dia com os alunos das turmas de terceiro ciclo.

Conscientes dos decretos-lei 54 e 55, de 6 de julho de 2018, sensibilizadas para a importância da implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, esta atividade valorizou o sentimento de pertença ao Agrupamento e, por outro, o trabalho colaborativo, enquanto oportunidade para as docentes inovarem e promoverem práticas pedagógicas que possam ir ao encontro das necessidades dos alunos, que assim poderão melhorar o seu desempenho escolar.

Nesta atividade, plasmada no Plano Anual e Atividades de Línguas, estimulou-se, inevitavelmente, a dinâmica de grupo, a partir do visionamento de vídeos educativos e de PowerPoints, através dos quais, os alunos aprenderam o que é a Francofonia, o valor da língua Francesa no mundo, seja como língua materna, seja como língua oficial, administrativa ou até mesmo de ensino. Por inerência, foram, igualmente, rogados os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, apanágio da Revolução Francesa.

 Sob a égide deste lema, curiosos, os alunos indagaram acerca da missiva indelével da Organização Internacional da Francofonia no mundo. Foi a vez das professoras falarem da importância indubitável da mesma, a qual promove: em comum a língua francesa, não obstante a diversidade cultural dos países francófonos; a partilha da paz, da democracia e dos direitos humanos dos países francófonos; o apoio à educação, formação e pesquisa; o desenvolvimento da cooperação e solidariedade e uma especial atenção aos jovens e mulheres desses países.

Em aula, fizeram-se jogos sobre curiosidades, mensagens, celebridades, canções, provérbios francófonos. Juntaram-se ainda, nas aulas síncronas e assíncronas, sopas de letras, atividades de decifração de cidades francesas/países francófonos e os, apreciados, quizizz. Para conseguir motivar os alunos, a atividade foi planificada pelas três professoras, dando-lhe especial cunho, como não poderia deixar de ser, a criatividade e o carácter lúdico. No Google Meet, as docentes não “tiveram mãos a medir”, para o levantar constante das mãos por parte dos alunos, os quais queriam intervir, ora para explorar o que já sabiam, ora para indagar acerca do que desconheciam. Foram, de facto aulas gratificantes, que espelharam o interesse e o labor dos nossos alunos para a aprendizagem da língua francesa.

Por último, foi pedido aos alunos um trabalho assíncrono sobre um país francófono. Estes puseram mãos à obra e criaram vídeos e PowerPoints coloridos e imaginativos, desbravando territórios desconhecidos, numa pesquisa pela busca de sapiência num domínio, até então incógnito, pelo menos, para grande parte deles. Investigaram sobre a capital, a bandeira, a situação geográfica, a superfície, a população, a personalidade e a receita típica de cada país francófono. Foram também despoletadas a cooperação e a entreajuda, quando alunos disseram que não conseguiam trabalhar com estas ferramentas digitais. Logo, dois ou três alunos em cada turma se prontificaram a ensinar os colegas, num desafio, ainda mais difícil, devido à distância física das turmas.

E como a união faz a força… juntos foram construindo um projeto individual, que se tornará brevemente comum, através da ênfase na competência comunicativa, pois estão previstas as apresentações dos trabalhos aos colegas, em princípio, já em regime presencial!


Travaux_Francophonie


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.