Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio

 ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

5 de maio

 

Depois da recente tomada de posse, a Associação de Estudantes aceitou um desafio que lhe fora lançado pelo grupo disciplinar de Português. Arregaçou as mangas e deixou a sua marca na celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Juntamente com a animadora sociocultural do Agrupamento, Vera Lucas, a Associação de Estudantes começou a preparar o terreno logo na véspera, deixando, no chão da escola, bem visível a efeméride do dia 5 de maio.

A manhã do Dia Mundial da Língua Portuguesa foi suficiente para preparar e dinamizar atividades destinadas aos alunos da Unidade de Multideficiência da Escola Prof. Pedro D’Orey da Cunha. Em pouco mais de uma hora, a Associação desenhara em cartão as iniciais dos nomes dos colegas da Unidade, que lhes seriam oferecidas no fim do evento, e preparara jogos adequados aos colegas.

O espaço do recreio converteu-se em sala de aula, mesmo em cima das letras que o giz desenhara na véspera. Os alunos da Unidade com a colaboração dos colegas da Associação de Estudantes encontraram o tempo certo para colocar letras com ímanes num quadro branco que compunha a sala ao ar livre. Sobre as letras que davam cor ao chão de todos os dias, foi montado um campo de minigolfe, cujo circuito, além de estar delimitado por livros, livros tinha sob a forma de túneis para testar a tacada mais precisa de alguns alunos da Unidade. O bowling (que o inevitável estrangeirismo não manche, aos olhos do leitor, o sempre merecido louvor à língua portuguesa!) e as letras de cartão deram forma a novos jogos.

A colaboração também chegou da presidente do Conselho Geral, professora Paula Pestana, que disponibilizou um equipamento de som à Associação de Estudantes. Foram selecionadas músicas para todos os gostos e para todas as gerações, interpretadas por cantores portugueses − Amor Electro, Ana Moura, Carlos Paião, Da Vinci, Marco Paulo, Mariza e Xutos & Pontapés, aos quais se associaram as inconfundíveis vozes de Cesária Évora e de Caetano Veloso, outros nobres embaixadores da língua portuguesa. Assistentes operacionais houve que não resistiram ao chamamento das notas musicais e a sua voz sobrepôs-se à dos afamados cantores.

Foram também declamados, por alguns membros da Associação de Estudantes, versos d’ Os Lusíadas, a assinalar o peso da epopeia portuguesa na sua formação. Palavras consagradas de Manuel Alegre e de Vergílio Ferreira reforçaram a amplitude da língua nas férteis planícies da literatura.

Nesta celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Associação de Estudantes elegeu como prioritária a vertente inclusiva da língua de Camões.



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...