Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia

O PRADO SOB UMA NOVA LUZ 

O Centro de Dia Rainha Santa Isabel, em Alfragide, abriu as portas à exposição Museu do Prado itinerante, entre os dias 14 e 25 de junho.

Este sétimo ponto do itinerário ficou assinalado pela chegada das pinturas a um espaço e a um público distintos dos anteriores. A exposição ficara patente, pela primeira vez, num ambiente que já não era o escolar.

Não foi difícil perceber que a luz que passa pela linha envidraçada do centro de dia é a mesma luz que acompanha cada utente daquele recanto da Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA). Não foi difícil perceber que a nova luz requeria uma exposição personalizada. O Prado pôde conhecer uma assembleia de majestosos senadores dotados da autoridade da vida, detentores de uma nova aura, que contagiou a exposição e quem a tem acompanhado.

Durante quinze dias, a exposição, que não se cansa de percorrer o concelho da Amadora, trocou olhares com quem trabalha e com quem recebe cuidados no Centro de Dia Rainha Santa Isabel. Nos dias 22, 24 e 25 de junho, três visitas guiadas foram proporcionadas a grupos aproximadamente de 10 visitantes, num total de 25 utentes e de 5 profissionais.

O projeto tem crescido com a caminhada e este ponto do itinerário não foi exceção. A bolsa de guias do Agrupamento de Escolas da Damaia, por um lado, integrou, pela primeira vez, uma assistente operacional, que elegeu como sua preferida a tela de El Greco. Foi o olhar de O cavaleiro com a mão no peito que levou a assistente Verónica Martins a aceitar o desafio de colaborar em duas visitas guiadas destinadas ao Centro de Dia Rainha Santa Isabel. O interesse pela arte de El Greco juntou-se ao encanto da pintura de Goya, pelo que a preparação e a intervenção da nova guia também se estenderam à tela intitulada O 3 de maio de 1808 em Madrid.

O espaço e o público que acolhiam a exposição, por outro lado, requereram a aquisição de novos recursos materiais, que, em tempos de distanciamento, tiveram o dom de aproximar a pintura dos seniores. Dos cavaletes, quando necessário foi, desceram agilmente as telas do Prado, para se aproximarem dos senadores.

As personagens, os pintores e as pintoras dos quadros da exposição Museu do Prado itinerante foram mirados e, de certeza, também miraram a realeza do olhar e dos passos sem pressa dos utentes do Centro de Dia Rainha Santa Isabel.

A pintura inclina-se com arte perante aqueles que detêm a magna experiência da vida!


















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...