Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia

O PRADO SOB UMA NOVA LUZ 

O Centro de Dia Rainha Santa Isabel, em Alfragide, abriu as portas à exposição Museu do Prado itinerante, entre os dias 14 e 25 de junho.

Este sétimo ponto do itinerário ficou assinalado pela chegada das pinturas a um espaço e a um público distintos dos anteriores. A exposição ficara patente, pela primeira vez, num ambiente que já não era o escolar.

Não foi difícil perceber que a luz que passa pela linha envidraçada do centro de dia é a mesma luz que acompanha cada utente daquele recanto da Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA). Não foi difícil perceber que a nova luz requeria uma exposição personalizada. O Prado pôde conhecer uma assembleia de majestosos senadores dotados da autoridade da vida, detentores de uma nova aura, que contagiou a exposição e quem a tem acompanhado.

Durante quinze dias, a exposição, que não se cansa de percorrer o concelho da Amadora, trocou olhares com quem trabalha e com quem recebe cuidados no Centro de Dia Rainha Santa Isabel. Nos dias 22, 24 e 25 de junho, três visitas guiadas foram proporcionadas a grupos aproximadamente de 10 visitantes, num total de 25 utentes e de 5 profissionais.

O projeto tem crescido com a caminhada e este ponto do itinerário não foi exceção. A bolsa de guias do Agrupamento de Escolas da Damaia, por um lado, integrou, pela primeira vez, uma assistente operacional, que elegeu como sua preferida a tela de El Greco. Foi o olhar de O cavaleiro com a mão no peito que levou a assistente Verónica Martins a aceitar o desafio de colaborar em duas visitas guiadas destinadas ao Centro de Dia Rainha Santa Isabel. O interesse pela arte de El Greco juntou-se ao encanto da pintura de Goya, pelo que a preparação e a intervenção da nova guia também se estenderam à tela intitulada O 3 de maio de 1808 em Madrid.

O espaço e o público que acolhiam a exposição, por outro lado, requereram a aquisição de novos recursos materiais, que, em tempos de distanciamento, tiveram o dom de aproximar a pintura dos seniores. Dos cavaletes, quando necessário foi, desceram agilmente as telas do Prado, para se aproximarem dos senadores.

As personagens, os pintores e as pintoras dos quadros da exposição Museu do Prado itinerante foram mirados e, de certeza, também miraram a realeza do olhar e dos passos sem pressa dos utentes do Centro de Dia Rainha Santa Isabel.

A pintura inclina-se com arte perante aqueles que detêm a magna experiência da vida!


















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/