Avançar para o conteúdo principal

Ciência di Noz Manera

 


Durante o presente ano letivo decorreu, nas turmas do 8º ano, a primeira fase do projeto “Ciência di Noz Manera”, uma parceria entre o Agrupamento de Escolas da Damaia e a Fundação Champalimaud. Este projeto visa dar oportunidades acrescidas de contacto com temas da Ciência e Investigadores de forma a promover a igualdade de oportunidades de acesso à Ciência por parte de estudantes com menos hipóteses sociais de exploração e conhecimento do meio científico.

As sessões desenvolvidas por um conjunto de investigadores da Fundação Champalimaud promoveram, por um lado, a divulgação científica de forma prática e na primeira pessoa e, por outro, a partilha dos percursos académicos dos Investigadores, suas atuais áreas de investigação e possibilidades de carreira. Estas sessões deram a possibilidade a todos  os estudantes, com interesse pela área, de colocarem perguntas, explorarem oportunidades e prepararem de forma mais informada e sólida as suas futuras escolhas vocacionais.

As sessões  abordaram os seguintes temas:

Workshops

Tema / Investigadores

8º A

Cancro, imunidade, saúde mental / Marcia Fontes e Ana Maia

8º B

Neurociência, comportamento animal / Margarida Brotas

8º C

Biologia celular, cancro, bioquímica / Ana Sofia Marques

8º D

Competição de células, biologia do desenvolvimento / Denise Camacho e Mario Aguilar

8º E

Psicologia cognitiva, estatísticas / Tiago Quendera e Carolina Pestana

8º F

Cancro, imunidade, testes clínicos / Rita Fior e André Valente

8º G

Microbiologia, microscopia / Eliane Carvalho e Anna Pezzarossa

 

Este projeto contou com a colaboração dos grupos disciplinares de Ciências Naturais e Físico-Química assim como do Serviço de Psicologia e Orientação, uma vez que se reveste de especial importância o desenvolvimento de competências do saber científico, técnico e tecnológico e  o acesso à informação e oportunidades de carreira, que são de especial relevo no desenvolvimento de projetos de vida e escolhas  vocacionais.  Pelas respostas dadas a  um questionário aplicado no final de cada sessão, o acolhimento junto dos alunos foi positivo, tendo os workshops realizados despertado o seu interesse e ativa participação.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.