Durante o presente ano letivo
decorreu, nas turmas do 8º ano, a primeira fase do projeto “Ciência di Noz
Manera”, uma parceria entre o Agrupamento de Escolas da Damaia e a Fundação
Champalimaud. Este projeto visa dar oportunidades acrescidas de contacto com
temas da Ciência e Investigadores de forma a promover a igualdade de
oportunidades de acesso à Ciência por parte de estudantes com menos hipóteses
sociais de exploração e conhecimento do meio científico.
As sessões desenvolvidas por
um conjunto de investigadores da Fundação Champalimaud promoveram, por um lado,
a divulgação científica de forma prática e na primeira pessoa e, por outro, a
partilha dos percursos académicos dos Investigadores, suas atuais áreas de
investigação e possibilidades de carreira. Estas sessões deram a possibilidade
a todos os estudantes, com interesse
pela área, de colocarem perguntas, explorarem oportunidades e prepararem de
forma mais informada e sólida as suas futuras escolhas vocacionais.
As sessões abordaram os seguintes temas:
Workshops |
Tema /
Investigadores |
8º A |
Cancro, imunidade, saúde mental / Marcia Fontes e Ana
Maia |
8º B |
Neurociência, comportamento animal / Margarida Brotas |
8º C |
Biologia celular, cancro, bioquímica / Ana Sofia Marques |
8º D |
Competição de células, biologia do
desenvolvimento / Denise
Camacho e Mario Aguilar |
8º E |
Psicologia cognitiva, estatísticas / Tiago Quendera e
Carolina Pestana |
8º F |
Cancro, imunidade, testes clínicos / Rita Fior e André
Valente |
8º G |
Microbiologia, microscopia / Eliane Carvalho e Anna
Pezzarossa |
Este projeto contou com a
colaboração dos grupos disciplinares de Ciências Naturais e Físico-Química
assim como do Serviço de Psicologia e Orientação, uma vez que se reveste de
especial importância o desenvolvimento de competências do saber científico,
técnico e tecnológico e o acesso à
informação e oportunidades de carreira, que são de especial relevo no
desenvolvimento de projetos de vida e escolhas
vocacionais. Pelas respostas
dadas a um questionário aplicado no
final de cada sessão, o acolhimento junto dos alunos foi positivo, tendo os
workshops realizados despertado o seu interesse e ativa participação.
Comentários
Enviar um comentário