Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia

 A AFID JÁ FEZ A DIFERENÇA! 

O projeto Museu do Prado itinerante foi recebido pela AFID Diferença no início de julho. Embora a inauguração da exposição estivesse prevista para o dia 7, um dia antes tudo estava montado e a nova galeria abriu as suas portas nessa mesma data.

Fosse o bom auspício do nome da rua onde está sediada a instituição (Rua da Quinta do Paraíso), fossem as influências magníficas de um nobre espaço físico e humano, fosse a arte do professor de pintura, Nuno Lacerda, o que é inegável é a diferença que a AFID já fez na exposição do Prado. Sem o mínimo desprimor para com todos os sete anteriores santuários e respetivos santos padroeiros que, desde o outono de 2020, têm acolhido as telas na sua peregrinação, a AFID ofereceu à coleção uma galeria que, no mínimo, fez renascer quadros, pintores e pintoras.

A nova disposição tão criativa quanto harmoniosa que o professor Nuno Lacerda deu ao conjunto de telas surpreendeu, deveras, quem tem dinamizado o projeto e transferiu o estatuto de visitante a quem, só por mero equívoco, se considerou, em tempos, um recurso da bolsa de guias do Agrupamento de Escolas da Damaia. Sabe bem inverter os papéis!

Dos visitantes da AFID que já chegaram e ainda vão chegar à exposição, fica a segurança de que a centena vai ser ultrapassada. Novas produções artísticas enquadradas na sensibilidade do público-alvo da AFID vão também ganhar forma e enriquecer o portefólio do projeto e o número de artistas que têm apurado o seu talento no desenho e na pintura, inspirados nos sonantes nomes do Museu do Prado.

Na anterior paragem da itinerância, a luz que entrava lateralmente no Prado havia dado uma nova aura aos quadros, agora, como a galeria da AFID é toda ela extraordinariamente feita de vidro, a luz que o céu, por estes dias de julho, quiser deixar passar vai ali repousar e deleitar os visitantes. As personagens e as personalidades das telas que homenageiam o Prado, decerto, que se sentem, sem falsas modéstias, dignas da profusão de feixes luminosos que do céu vão descendo ao seu encontro. 

Andando pelos jardins da AFID Diferença, pode ler-se num estandarte A INCLUSÃO PELA ARTE e o Agrupamento de Escolas da Damaia pode assegurar que a arte o deixou incluído nos valores e na missão da AFID.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/