Avançar para o conteúdo principal

Posfácio

Porque julho ainda é feito de poesia, o departamento de Línguas vai relendo e divulgando versos que o ano letivo de 2020/2021 lhe deixou. Fica, aliás, mais fácil terminar com versos de alunos. Assim, nem parece que o caminho está a chegar ao fim…

O aluno Rafael Claro (9.º E) já está preparado para a aventura do ensino secundário, que o levará ao mundo multimédia. Fica, porém, a prova, no hino à resiliência e ao seu clube, de que a escrita também o encanta.

 
Enquanto vivo,
Corro, nado, danço.
Mas depois de morto
O que vou fazer?           
Uma pergunta
Difícil de responder.
 
Sigo em frente.
Não olho para trás!
Sigo firme.
Nunca desisto!
Enquanto caminho encontro
Altos e baixos…
Mas o verdadeiro vencedor
É aquele que nunca desiste.
 

------------------------------------------------------ ***** --------------------------------------------------------

 

A garra e a força dos leões outrora derrotados
Que, de vitória em vitória insana,
Deixaram os benfiquistas irados
Com a sua antiga equipa soberana.
Andam os sportinguistas entusiasmados.
Com golos e pontos que acumularam
Um novo campeonato já ganharam.

 

(Estes versos foram escritos a partir da reinvenção da primeira estrofe da epopeia camoniana, durante um exercício de escrita numa aula síncrona, numa altura em que já se adivinhava quem iria ganhar o campeonato de futebol.)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/