Avançar para o conteúdo principal

Posfácio

Porque julho ainda é feito de poesia, o departamento de Línguas vai relendo e divulgando versos que o ano letivo de 2020/2021 lhe deixou. Fica, aliás, mais fácil terminar com versos de alunos. Assim, nem parece que o caminho está a chegar ao fim…

O aluno Rafael Claro (9.º E) já está preparado para a aventura do ensino secundário, que o levará ao mundo multimédia. Fica, porém, a prova, no hino à resiliência e ao seu clube, de que a escrita também o encanta.

 
Enquanto vivo,
Corro, nado, danço.
Mas depois de morto
O que vou fazer?           
Uma pergunta
Difícil de responder.
 
Sigo em frente.
Não olho para trás!
Sigo firme.
Nunca desisto!
Enquanto caminho encontro
Altos e baixos…
Mas o verdadeiro vencedor
É aquele que nunca desiste.
 

------------------------------------------------------ ***** --------------------------------------------------------

 

A garra e a força dos leões outrora derrotados
Que, de vitória em vitória insana,
Deixaram os benfiquistas irados
Com a sua antiga equipa soberana.
Andam os sportinguistas entusiasmados.
Com golos e pontos que acumularam
Um novo campeonato já ganharam.

 

(Estes versos foram escritos a partir da reinvenção da primeira estrofe da epopeia camoniana, durante um exercício de escrita numa aula síncrona, numa altura em que já se adivinhava quem iria ganhar o campeonato de futebol.)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.