Avançar para o conteúdo principal

Autorretrato – Português 8.º ano

 No âmbito do estudo do texto (auto)biográfico, os alunos da turma A do 8.º ano, redigiram os seus autorretratos, de forma criativa, nas primeiras aulas de Português deste ano letivo.

Aqui ficam três desses textos, gentilmente cedidos pelas suas ilustres autoras (autorizações cedidas pelos respetivos Encarregados de Educação à professora Susana Dias).

 

O meu nome é Carla Helena, mas podia chamar-me apenas Carla porque é mais fácil.
Tenho uns olhos castanhos como a terra, uns cabelos crespos e, quando fico triste, gosto de ouvir música.

Se eu fosse um animal, seria uma gata.

Se eu fosse uma coisa, seria um telefone.

Se eu fosse uma flor, seria uma rosa.

Mas sou apenas uma adolescente chamada Carla que sonha com modelos.

Nasci no dia em que o CR7 faz anos.

Gosto de ouvir o som da música, de cheirar perfume e de sentir o gosto da comida.

Quando era mais pequena, pensava que os animais falavam connosco.

Contam-me que eu fazia ginástica.

Os meus poemas preferidos são os que me fazem rir e, quando os leio em voz alta, sinto-me bem.
Às vezes, fecho os olhos e peço como desejo que eu consiga realizar todos os meus sonhos.
O meu nome é Carla Helena, mas podia chamar-me apenas Carla.

(Carla Tavares, número quatro, 8.º A)

 

O meu nome é Kateline, mas podia chamar-me Rosa porque adoro flores.

Tenho uns olhos castanhos como a madeira, uns cabelos encaracolados e, quando fico triste, choro muito e faço uma cara feia.

Se eu fosse um animal, seria uma mosca.

Se eu fosse uma coisa, seria um sofá.

Se eu fosse uma flor, seria uma rosa.

Mas sou apenas uma rapariga chamada Kateline que sonha com os Estados Unidos da América.

Nasci num dia em que o céu brilhou mais do que o normal.

Gosto de ouvir o som das ondas do mar, de cheirar flores e de me sentir corajosa.

Quando era mais pequena, pensava que era uma super-heroína.

Contam-me que eu fazia brincadeiras, nas quais fingia salvar a minha família.

Os meus poemas preferidos são os que falam de amor porque é um tema lindo e, quando os leio em voz alta, sinto o meu coração a bater mais forte.

Às vezes, fecho os olhos e peço como desejo estar nos E.U.A.

O meu nome é Kateline mas podia chamar-me Rosa.

(Kateline Rosário, número nove, 8.º A)

 

O meu nome é Sofia Lopes, mas podia chamar-me apenas Sofia porque prefiro assim.

Tenho uns olhos castanhos como a madeira, uns cabelos encaracolados e, quando fico triste, oiço música e desenho.

Se eu fosse um animal, seria um gato.

Se eu fosse uma coisa, seria uma caneta.

Se eu fosse uma flor, seria uma margarida.

Mas sou apenas uma pessoa chamada Sofia que sonha com moda.

Nasci num dia muito importante para a minha mãe.

Gosto de ouvir o som do mar e das baleias, de cheirar álcool e de sentir o algodão.

Quando era mais pequena, pensava que tinha nascido com 5 anos.

Contam-me que eu fazia canções para a minha mãe.

Os meus poemas preferidos são os que expressam alegria porque são divertidos e, quando os leio em voz alta, sinto vontade de me rir.

Às vezes, fecho os olhos e peço como desejo ficar milionária.

O meu nome é Sofia Lopes, mas podia chamar-me apenas Sofia.

(Sofia Lopes, número, dezanove, 8.º A)




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/