Avançar para o conteúdo principal

Só a Língua Portuguesa nos permite brincar assim…


 Os alunos das turmas A e B do 7.º ano foram desafiados pela professora Dulce Santos a escrever pequenos textos com a mesma letra inicial. Desafio aceite! Eis o resultado!

 

A

A Andreia Antunes andava a apanhar ameixas, abóboras, ananases. Apelidavam Andreia “a agricultora”.

Andreia adorava algodão. As amigas achavam-na amorosa, adorável, ansiosa, animada, artística.

A Andreia adorava animais. Adotou alguns, aceitou a andorinha Ana. Andreia amava a andorinha Ana.

Andreia adormecia abraçada à andorinha Ana, aproveitando a amizade.

(Bianca, n.º 4. 7.º B)

 

Ana, amiga, amável, agitada, antigamente andava antipática, agressiva, arrogante. Antes, a Ana adorava atender as amorosas amigas. Ao amanhecer, amavam absorver amêndoas amargas, alimento altamente azedo.

(Luna, nº , 7.º A)

 

Amanda Andreia Alves Antunes abraça a Ana após avistar a amiga a alimentar-se a abacate, açúcar, amêndoa. Antes a Amanda Antunes avistou acácias, açucenas, angélicas.

A Amanda Andreia Alves Antunes ama antílope Amora, animal afável, astuto, altivo. Amanda adora afagar Amora.

(Sara, n.º 18, 7.º B)

 

C

Carla, Carlos continuavam cozinhando. Carlos comeu canja, Carla comeu caldo. Cecília chorava, Cristina cantava “Croácia!” Cátia cuidava com cuidado, carinho. Caetano, carinhoso com Cláudia Cardoso, casou com companheira. Compareceram colegas calorosos com contentamento comprovado.

(Gabriel Fortes, n.º 7, 7.º B)

 

Carlos, cozinheiro, cozinha cenoura, couve com confiança, com carinho.

Carla, como calorosa companheira, come constantemente com companhia.

Carlos casa com Carla. Casamento conta com carinhosos convidados. Consequência? Caos constante!

(Pedro Alves, n.º 16, 7.º B)

 

Carolina, carrancuda, corajosa, calma, carinhosa cantou com coragem como colegas cantores cantaram com compaixão cantigas calorosas.

(Vera, n.º 22, 7.º A)

 

E

Estava Elisabete Elisângela Esteves, elegante, educada, esperta, experiente, empolgada e encantadora escrevendo exercícios e editando estruturas extremamente extenuantes, enquanto Esmeralda enviava envelopes e Estefânia engolia esparguete e empadas.

(Margarida, n.º 14, 7.º B)

 

O

Orlando Olavo Oliveira ofendeu o Otávio Ofélio Óscar Ourique. Ouvindo, Olívio, ousou ofendê-lo:

- Oportunista, ordinário, ogre!

Olívio odiou o ousado, obscuro Otávio.

(Marjorie, n.º 15, 7.º B)

 

P

Pedro Pinho pedia passagem para passar para Portugal para petiscar petiscos portugueses: pica-pau, pargo, petinga, paio, pataniscas. Prima Patrícia pediu para percorrer países para poder passear para Perú, Portugal, Patagónia para provar paparocas próprias.

Primo Paulo Penedo pintou palácios parisienses, peruanos porque possuíam património, pedras preciosas.

(Gustavo, n.º 22, 7.º B)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...