Avançar para o conteúdo principal

Só a Língua Portuguesa nos permite brincar assim…


 Os alunos das turmas A e B do 7.º ano foram desafiados pela professora Dulce Santos a escrever pequenos textos com a mesma letra inicial. Desafio aceite! Eis o resultado!

 

A

A Andreia Antunes andava a apanhar ameixas, abóboras, ananases. Apelidavam Andreia “a agricultora”.

Andreia adorava algodão. As amigas achavam-na amorosa, adorável, ansiosa, animada, artística.

A Andreia adorava animais. Adotou alguns, aceitou a andorinha Ana. Andreia amava a andorinha Ana.

Andreia adormecia abraçada à andorinha Ana, aproveitando a amizade.

(Bianca, n.º 4. 7.º B)

 

Ana, amiga, amável, agitada, antigamente andava antipática, agressiva, arrogante. Antes, a Ana adorava atender as amorosas amigas. Ao amanhecer, amavam absorver amêndoas amargas, alimento altamente azedo.

(Luna, nº , 7.º A)

 

Amanda Andreia Alves Antunes abraça a Ana após avistar a amiga a alimentar-se a abacate, açúcar, amêndoa. Antes a Amanda Antunes avistou acácias, açucenas, angélicas.

A Amanda Andreia Alves Antunes ama antílope Amora, animal afável, astuto, altivo. Amanda adora afagar Amora.

(Sara, n.º 18, 7.º B)

 

C

Carla, Carlos continuavam cozinhando. Carlos comeu canja, Carla comeu caldo. Cecília chorava, Cristina cantava “Croácia!” Cátia cuidava com cuidado, carinho. Caetano, carinhoso com Cláudia Cardoso, casou com companheira. Compareceram colegas calorosos com contentamento comprovado.

(Gabriel Fortes, n.º 7, 7.º B)

 

Carlos, cozinheiro, cozinha cenoura, couve com confiança, com carinho.

Carla, como calorosa companheira, come constantemente com companhia.

Carlos casa com Carla. Casamento conta com carinhosos convidados. Consequência? Caos constante!

(Pedro Alves, n.º 16, 7.º B)

 

Carolina, carrancuda, corajosa, calma, carinhosa cantou com coragem como colegas cantores cantaram com compaixão cantigas calorosas.

(Vera, n.º 22, 7.º A)

 

E

Estava Elisabete Elisângela Esteves, elegante, educada, esperta, experiente, empolgada e encantadora escrevendo exercícios e editando estruturas extremamente extenuantes, enquanto Esmeralda enviava envelopes e Estefânia engolia esparguete e empadas.

(Margarida, n.º 14, 7.º B)

 

O

Orlando Olavo Oliveira ofendeu o Otávio Ofélio Óscar Ourique. Ouvindo, Olívio, ousou ofendê-lo:

- Oportunista, ordinário, ogre!

Olívio odiou o ousado, obscuro Otávio.

(Marjorie, n.º 15, 7.º B)

 

P

Pedro Pinho pedia passagem para passar para Portugal para petiscar petiscos portugueses: pica-pau, pargo, petinga, paio, pataniscas. Prima Patrícia pediu para percorrer países para poder passear para Perú, Portugal, Patagónia para provar paparocas próprias.

Primo Paulo Penedo pintou palácios parisienses, peruanos porque possuíam património, pedras preciosas.

(Gustavo, n.º 22, 7.º B)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/