Avançar para o conteúdo principal

“En avril, poissons mille”

Qual é a origem desta tradição? Porquê o 1º de abril?

Há muito, muito tempo, o primeiro mês do ano era o mês de abril. Em 1564, o rei Carlos IX decidiu que o ano de 1565 começaria no dia 1 de janeiro. Porém, na época os meios de comunicação eram escassos e muitas pessoas não tiveram conhecimento dessa alteração, pelo que no dia 1 de abril de 1565 foram visitar os amigos e familiares para lhes desejar um bom ano. Ora, como é óbvio, os que sabiam desta mudança gozaram com eles e ofereceram-lhes “falsos presentes”, prendas para rir. A partir desta época, as pessoas começaram a ter o hábito de pregar partidas neste dia.

Em França, este dia é chamado "poisson d'avril", literalmente "peixe de abril". É costume as crianças recortarem peixes em papel e colarem-nos nas costas dos colegas. Quando alguém descobre o que lhe aconteceu, as crianças riem e dizem “Poisson d’avril!”

Porquê o “peixe”? Não se sabe ao certo, mas, de entre as explicações possíveis, destacam-se a ligada à tradição religiosa, associada a proibição de comer carne na Quaresma. Outra explanação plausível parece ser a interdição da pesca nesta época do ano, o que impedia as pessoas de comerem peixe.

Este ano, para comemorar esta tradição francesa, os alunos das turmas 7.º D e E da professora Dulce Santos visualizaram vídeos explicativos, preencheram fichas lacunares e realizaram Kahoots. Por fim, coloriram pequenos peixes e associaram-lhe frases enganadoras, procurando iludir os mais incautos, trabalhos que foram afixados junto à sala de computadores.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...