Avançar para o conteúdo principal

Teatro - A poesia não é tão rara como parece

Sabiam que “A poesia não é tão rara como parece”? Pois, é verdade. Foi com o espírito imbuído de curiosidade, ávidas de liberdade e confraternização, que as turmas do oitavo ano abandonaram as mesas das salas de aula para irem ao teatro. A atividade, dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Português, pretendeu mostrar aos participantes que a poesia, não sendo exclusiva dos livros, pode ser encontrada em diversas situações diárias. Fernando Pessoa, Luís de Camões, Eugénio de Andrade, Alexandre O’Neill ou Sophia de Mello Breyner foram alguns dos autores escolhidos pela Companhia de Teatro Educa para, através do humor, da música e da interação com o público, mostrar à audiência a importância da poesia no quotidiano. Luís Oliveira, nos papéis do patrão João e sua amada, Anastércia, e Ulisses Ceia, o mordomo Alberto Vilares, souberam dar vida a poemas sobejamente conhecidos, reconhecidos por alguns alunos de trabalhos anteriormente realizados. Também houve quem memorizasse versos soltos “Todas as cartas de amor são ridículas”; “Ai que prazer não cumprir um dever” (Pessoa); “É urgente destruir certas palavras”, “já gastámos as palavras, pelas ruas, meu Amor” (Eugénio de Andrade); “Amigo é um sorriso de boca em boca” (O’ Neill).

As gargalhadas, os aplausos e o entusiasmo dos nossos alunos foram unânimes e alguns consideraram este espetáculo como “um dos melhores a que já assisti” (Erica Ambrósio, n.º 6, 8.º A). Outros afirmaram “Amei essa experiência, gostaria de ter mais destes passeios” (Marjorie Souza, n.º 13, 8.º B); “O teatro foi uma experiência educativa por causa do seu teor poético” (João Quinhas, n.º 6, 8.º B); “O teatro foi bastante engraçado e divertido (…). Gostei muito dos poemas que foram declamados e da forma como os atores conseguiram interiorizar a história” (Pedro Alves, n.º 11, 8.º B).  

A diversão acentuou-se ainda mais quando o Edilson (8.º C), a pedido dos atores, entrou em cena e incorporou, de forma muito profissional, Anastércia, a amada do Sr. João. Haverá melhor maneira de reforçar o nosso sistema imunitário e melhorar a saúde do que através do riso?

E foi assim, a rir e a brincar com coisas sérias, que os mais céticos compreenderam, de forma lúdica, que, afinal, “a poesia não é tão rara como parece”. 








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...