Avançar para o conteúdo principal

Teatro - A poesia não é tão rara como parece

Sabiam que “A poesia não é tão rara como parece”? Pois, é verdade. Foi com o espírito imbuído de curiosidade, ávidas de liberdade e confraternização, que as turmas do oitavo ano abandonaram as mesas das salas de aula para irem ao teatro. A atividade, dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Português, pretendeu mostrar aos participantes que a poesia, não sendo exclusiva dos livros, pode ser encontrada em diversas situações diárias. Fernando Pessoa, Luís de Camões, Eugénio de Andrade, Alexandre O’Neill ou Sophia de Mello Breyner foram alguns dos autores escolhidos pela Companhia de Teatro Educa para, através do humor, da música e da interação com o público, mostrar à audiência a importância da poesia no quotidiano. Luís Oliveira, nos papéis do patrão João e sua amada, Anastércia, e Ulisses Ceia, o mordomo Alberto Vilares, souberam dar vida a poemas sobejamente conhecidos, reconhecidos por alguns alunos de trabalhos anteriormente realizados. Também houve quem memorizasse versos soltos “Todas as cartas de amor são ridículas”; “Ai que prazer não cumprir um dever” (Pessoa); “É urgente destruir certas palavras”, “já gastámos as palavras, pelas ruas, meu Amor” (Eugénio de Andrade); “Amigo é um sorriso de boca em boca” (O’ Neill).

As gargalhadas, os aplausos e o entusiasmo dos nossos alunos foram unânimes e alguns consideraram este espetáculo como “um dos melhores a que já assisti” (Erica Ambrósio, n.º 6, 8.º A). Outros afirmaram “Amei essa experiência, gostaria de ter mais destes passeios” (Marjorie Souza, n.º 13, 8.º B); “O teatro foi uma experiência educativa por causa do seu teor poético” (João Quinhas, n.º 6, 8.º B); “O teatro foi bastante engraçado e divertido (…). Gostei muito dos poemas que foram declamados e da forma como os atores conseguiram interiorizar a história” (Pedro Alves, n.º 11, 8.º B).  

A diversão acentuou-se ainda mais quando o Edilson (8.º C), a pedido dos atores, entrou em cena e incorporou, de forma muito profissional, Anastércia, a amada do Sr. João. Haverá melhor maneira de reforçar o nosso sistema imunitário e melhorar a saúde do que através do riso?

E foi assim, a rir e a brincar com coisas sérias, que os mais céticos compreenderam, de forma lúdica, que, afinal, “a poesia não é tão rara como parece”. 








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/