Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se a 21 de março, em referência ao Massacre de Sharpeville. Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a trazer consigo um cartão que continha os locais onde era permitida a sua circulação. Porém, e mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada, fazendo 69 mortos e 186 feridos.
Neste sentido, no passado dia 21, para assinalar a data, o 7.ºA teve a oportunidade de ver, através da plataforma do PNC (Plano Nacional de Cinema) o filme Selma: a marcha da liberdade.
A história incide sobre a marcha liderada por Martin Luther King Jr. contra a segregação racial e pela defesa dos direitos da comunidade negra nos EUA. Milhares de pessoas fazem o percurso desde a cidade de Selma até Montgomery, no Alabama, em 1965, durante a campanha para a igualdade de direitos ao voto. Este movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos foi fundamental para sensibilizar a opinião pública mundial para a causa afro-americana e conduzir à aprovação da Lei dos Direitos ao Voto pelo Presidente Lyndon B. Johnson, do Partido Democrata, numa conquista histórica dos direitos civis dos indivíduos de raça negra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...

Atividades BE - A grande fábrica de palavras

No dia 11 de fevereiro, no âmbito do programa Viajar nas Letras, da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora,  tivemos a leitura da história  A grande fábrica de palavras , de Agnés de Lestrade, ilustrada por  Valéria  Docampo, ao 3° A da EB1 Padre Himalaia. Quem veio contar a história foi a nossa querida Leonor Tenreiro, que depois deu início à Oficina de Escrita Criativa. Como sempre, uma atividade fantástica em que a turma correspondeu em pleno, escrevendo frases cheias de criatividade e imaginação. No final os alunos ofereceram à Leonor um cartão presente, que deixou muito sensibilizada a nossa autora.