Avançar para o conteúdo principal

Teatro é arte, mas também sempre foi educação

De modo a fomentar o gosto pelo teatro, desenvolver o espírito crítico e incentivar o convívio entre os vários elementos da comunidade educativa, o Grupo Disciplinar de Português promoveu a visita de estudo para assistir à representação da peça Auto da Barca do Inferno.

No dia 12 de dezembro, as turmas de nono ano, acompanhadas pelos professores, entraram no comboio rumo ao auditório Santa Joana Princesa, em Lisboa, para uma aula diferente.

O texto de Gil Vicente foi habilmente representado pelos atores da companhia de teatro Instantes d’ Aplauso que interagiram com os espetadores, conversando com os alunos e levando alguns para o palco.

 No final da representação, houve espaço para uma conversa com o público, que teve oportunidade de colocar questões, prontamente respondidas pelos atores, e tecer comentários prazerosos à peça exibida.

Ainda que não tenham tido oportunidade de ter lido e trabalhado, na íntegra, esta obra, e da dificuldade da linguagem inerente à época quinhentista, entre risos e gargalhadas, provocados não só pelas características do humor vicentino, como também pela exímia representação dos atores, todos entenderam a mensagem veiculada pela obra de Gil Vicente, ficando agora ainda com mais vontade de a ler e interpretar.

 “Teatro é arte, mas também sempre foi educação”, como refere o grupo teatral.

Experiência inesquecível e a repetir, sem dúvida!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...

Atividades BE - A grande fábrica de palavras

No dia 11 de fevereiro, no âmbito do programa Viajar nas Letras, da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora,  tivemos a leitura da história  A grande fábrica de palavras , de Agnés de Lestrade, ilustrada por  Valéria  Docampo, ao 3° A da EB1 Padre Himalaia. Quem veio contar a história foi a nossa querida Leonor Tenreiro, que depois deu início à Oficina de Escrita Criativa. Como sempre, uma atividade fantástica em que a turma correspondeu em pleno, escrevendo frases cheias de criatividade e imaginação. No final os alunos ofereceram à Leonor um cartão presente, que deixou muito sensibilizada a nossa autora.