Avançar para o conteúdo principal

Teatro é arte, mas também sempre foi educação

De modo a fomentar o gosto pelo teatro, desenvolver o espírito crítico e incentivar o convívio entre os vários elementos da comunidade educativa, o Grupo Disciplinar de Português promoveu a visita de estudo para assistir à representação da peça Auto da Barca do Inferno.

No dia 12 de dezembro, as turmas de nono ano, acompanhadas pelos professores, entraram no comboio rumo ao auditório Santa Joana Princesa, em Lisboa, para uma aula diferente.

O texto de Gil Vicente foi habilmente representado pelos atores da companhia de teatro Instantes d’ Aplauso que interagiram com os espetadores, conversando com os alunos e levando alguns para o palco.

 No final da representação, houve espaço para uma conversa com o público, que teve oportunidade de colocar questões, prontamente respondidas pelos atores, e tecer comentários prazerosos à peça exibida.

Ainda que não tenham tido oportunidade de ter lido e trabalhado, na íntegra, esta obra, e da dificuldade da linguagem inerente à época quinhentista, entre risos e gargalhadas, provocados não só pelas características do humor vicentino, como também pela exímia representação dos atores, todos entenderam a mensagem veiculada pela obra de Gil Vicente, ficando agora ainda com mais vontade de a ler e interpretar.

 “Teatro é arte, mas também sempre foi educação”, como refere o grupo teatral.

Experiência inesquecível e a repetir, sem dúvida!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.