Avançar para o conteúdo principal

Teatro na escola

Na manhã do dia 12 de março, os alunos do 7º ano estiveram “Na companhia de Sophia”, uma apresentação teatral do grupo Caixa de Palco que, gentilmente, se dirigiu à nossa escola para, em género de brincadeira, dar a conhecer a vida e trechos das obras da escritora.

Durante a representação, declamaram-se poemas de Sophia de Mello Breyner e foram recriados fragmentos de vários livros da conceituada autora, mas foi com O Cavaleiro da Dinamarca, obra lida e estudada em aula, que os alunos afinaram os ouvidos e corrigiram os atores que, propositadamente, se enganaram na história. Também houve quem subisse ao palco para encarnar Mónica, uma pessoa tão extraordinária que consegue simultaneamente: ser boa mãe de família, ser chiquíssima, (…) ajudar o marido nos negócios, fazer ginástica todas as manhãs, ser pontual, ter imensos amigos, dar muitos jantares, ir a muitos jantares, (…) ser um belo exemplo de virtudes, ter muito sucesso e ser muito séria.” (“Retrato de Mónica”) ou Hans e Sören do conto “Saga”.

À tarde, os alunos do 8º ano assistiram deliciados à representação da peça Vanessa vai à luta, sempre de forma disciplinada e respeitosa. Afinal, ler, na aula de Português, é muito diferente de ouvir e ver os atores em ação. Com a obra iniciada/lida em sala de aula, aguardavam ansiosamente pelo teatro, num desejo expectante de aprender mais sobre a protagonista Vanessa, uma menina rebelde, maria-rapaz, que quer mostrar ao mundo os seus valores e desejos.

A representação da peça encantou e divertiu o jovem público, porque permitiu uma análise e reflexão sobre temas tão atuais: “A Mãe diz que eu devia querer uma coisa de menina. Diz que sou uma menina e que tenho de querer coisas de menina, senão os rapazes não gostam de mim. Já reparaste como são estúpidos os brinquedos das raparigas?”  Mesmo já conhecendo o texto lecionado em sala de aula, consideraram uma mais-valia, pois compreenderam melhor a história e visualizaram os elementos cénicos presentes, desde o quarto da Vanessa ao brinquedo que ela tanto ambicionava receber – a metralhadora.

No ano em que se comemora os 50 anos do 25 de abril em Portugal e a sua luta pelos ideais da Democracia, esta peça realça que ainda há um longo caminho a percorrer na luta pela igualdade entre homens e mulheres.

No final, ficaram as memórias de um dia bem passado! No entender dos nossos jovens, foi uma iniciativa enriquecedora e muito divertida que não se importariam de repetir.

As atividades referidas, organizadas pela professora Dulce Santos, contaram com a colaboração das colegas do 3º Ciclo (Ana Mafalda Almeida, Ana Paula Nabais, Beatriz Gonçalves, Fátima Rua e Susana Dias) e visaram fomentar o gosto pelo teatro, desenvolver o espírito crítico, consolidar conhecimentos adquiridos em aula, ao mesmo tempo, que se procurou promover o convívio entre os elementos da comunidade educativa.

Afinal, se os alunos não vão ao teatro, vem o teatro até aos alunos!








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/