Avançar para o conteúdo principal

Teatro na escola

Na manhã do dia 12 de março, os alunos do 7º ano estiveram “Na companhia de Sophia”, uma apresentação teatral do grupo Caixa de Palco que, gentilmente, se dirigiu à nossa escola para, em género de brincadeira, dar a conhecer a vida e trechos das obras da escritora.

Durante a representação, declamaram-se poemas de Sophia de Mello Breyner e foram recriados fragmentos de vários livros da conceituada autora, mas foi com O Cavaleiro da Dinamarca, obra lida e estudada em aula, que os alunos afinaram os ouvidos e corrigiram os atores que, propositadamente, se enganaram na história. Também houve quem subisse ao palco para encarnar Mónica, uma pessoa tão extraordinária que consegue simultaneamente: ser boa mãe de família, ser chiquíssima, (…) ajudar o marido nos negócios, fazer ginástica todas as manhãs, ser pontual, ter imensos amigos, dar muitos jantares, ir a muitos jantares, (…) ser um belo exemplo de virtudes, ter muito sucesso e ser muito séria.” (“Retrato de Mónica”) ou Hans e Sören do conto “Saga”.

À tarde, os alunos do 8º ano assistiram deliciados à representação da peça Vanessa vai à luta, sempre de forma disciplinada e respeitosa. Afinal, ler, na aula de Português, é muito diferente de ouvir e ver os atores em ação. Com a obra iniciada/lida em sala de aula, aguardavam ansiosamente pelo teatro, num desejo expectante de aprender mais sobre a protagonista Vanessa, uma menina rebelde, maria-rapaz, que quer mostrar ao mundo os seus valores e desejos.

A representação da peça encantou e divertiu o jovem público, porque permitiu uma análise e reflexão sobre temas tão atuais: “A Mãe diz que eu devia querer uma coisa de menina. Diz que sou uma menina e que tenho de querer coisas de menina, senão os rapazes não gostam de mim. Já reparaste como são estúpidos os brinquedos das raparigas?”  Mesmo já conhecendo o texto lecionado em sala de aula, consideraram uma mais-valia, pois compreenderam melhor a história e visualizaram os elementos cénicos presentes, desde o quarto da Vanessa ao brinquedo que ela tanto ambicionava receber – a metralhadora.

No ano em que se comemora os 50 anos do 25 de abril em Portugal e a sua luta pelos ideais da Democracia, esta peça realça que ainda há um longo caminho a percorrer na luta pela igualdade entre homens e mulheres.

No final, ficaram as memórias de um dia bem passado! No entender dos nossos jovens, foi uma iniciativa enriquecedora e muito divertida que não se importariam de repetir.

As atividades referidas, organizadas pela professora Dulce Santos, contaram com a colaboração das colegas do 3º Ciclo (Ana Mafalda Almeida, Ana Paula Nabais, Beatriz Gonçalves, Fátima Rua e Susana Dias) e visaram fomentar o gosto pelo teatro, desenvolver o espírito crítico, consolidar conhecimentos adquiridos em aula, ao mesmo tempo, que se procurou promover o convívio entre os elementos da comunidade educativa.

Afinal, se os alunos não vão ao teatro, vem o teatro até aos alunos!








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...