Avançar para o conteúdo principal

O universo feminino na sociedade portuguesa antes de 1974

O universo feminino na sociedade portuguesa antes de 1974

Português (7.° D e F, 8.° A e F)

No ano em que comemoramos os 50 anos da democracia em Portugal, muitas foram as conquistas da revolução do 25 de abril, nomeadamente no universo das mulheres portuguesas. Tendo isto como premissa, a professora de Português Susana Dias começou por explicar às 4 turmas que enfermeiras, docentes, telefonistas e hospedeiras da TAP não se podiam casar. Na praia, as mulheres não podiam mostrar o umbigo. Não podiam ouvir e ler o que quisessem ou opinar ideias contrárias ao regime. O voto não era livre, as saias não podiam ser usadas por cima do joelho e, nas escolas, assistia-se à segregação entre meninos e meninas. Manifestações de carinho eram, categoricamente, proibidas em público. Às mulheres competia somente tomar conta da casa, serem boas esposas e boas mães...

Estava, então, lançado o mote para os trabalhos de pesquisa

"Como era o universo feminino antes do 25 de abril de 1974?"

Curiosos e até chocados com as informações recebidas, os alunos, em pares ou individualmente, foram à biblioteca e após várias pesquisas, escolheram uma mulher portuguesa que tivesse nascido antes de 1974, ou seja, que tivesse vivido na altura do Estado Novo (Salazarismo). Pesquisaram  sobre a sua vida e obra e com  base no que descobriram, fizeram-lhe uma pequena entrevista, na qual a autora respondeu a questões ligadas aos direitos humanos e à Igualdade de género; aos seus sonhos, dificuldades e sentimentos em relação aos autores masculinos; ao machismo, política, perseguição e à desigualdade entre mulheres e homens em posições de poder; à posição de mulheres e homens na imprensa escrita diária e nas publicações escritas e à humilhação feminina por parte dos homens.

Por fim, analisaram os diferentes papéis da mulher e do homem ao longo dos tempos e na sociedade atual. 

As conclusões transformadas em produções escritas e em vídeos, no programa Canva, PowerPoint… serão apresentadas oralmente, durante o mês de maio.

A todos os alunos, parabéns! A Professora Susana Dias



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/