No mês de maio, durante as aulas
de educação física do pré-escolar, as crianças dos Jardins de Infância da
Damaia e da Cova da Moura tiveram oportunidade de usufruírem de aulas sobre
Educação Rodoviária. Indo ao encontro do Projeto do DE Sobre Rodas, que define
como objetivos ”… uma intervenção junto da população escolar, pretendendo uma
educação das gerações futuras para a mobilidade sustentável, nomeadamente, para
uma mobilidade ativa ciclável, assim como, a promoção da segurança e cidadania
rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público”, estas aulas
pretenderam que as crianças tivessem contato com os sinais de trânsito, regras
básicas de segurança para andar de bicicleta, a prática da atividade física e o
ensino e incentivo à utilização da bicicleta.
Com os triciclos, “balance bikes”
e bicicletas do projeto do DE sobre rodas, as crianças pedalaram pelo circuito
improvisado, tentando aproximar-se à realidade: andar em frente, contornar uma
rotunda, parar no STOP e identificar o sinal proibido. Após a explicação do
pequeno circuito, colocaram os capacetes e começaram a pedalar “pela estrada
fora”!
Foram aulas cheias de diversão e
contentamento, em que algumas crianças treinaram o saber andar e manipular a
bicicleta e outros conseguiram pedalar sem ajuda. Ficaram muito entusiasmados
para dizer aos pais o que tinham aprendido. A escola teve assim um papel
fundamental na aquisição desta competência, seguindo-se agora o papel dos pais,
devendo promover e estimular a continuação desta atividade.
Há ainda a salientar o facto das
educadoras colaborarem nesta atividade, tanto nas aulas de educação física,
como nos tempo de recreio, já que estes “brinquedos” são frequentemente usados
para as CRIANÇAS BRINCAREM!
A professora, Ana Reis
Comentários
Enviar um comentário