Avançar para o conteúdo principal

Educação Rodoviária - JI Cova da Moura e JI Damaia

No mês de maio, durante as aulas de educação física do pré-escolar, as crianças dos Jardins de Infância da Damaia e da Cova da Moura tiveram oportunidade de usufruírem de aulas sobre Educação Rodoviária. Indo ao encontro do Projeto do DE Sobre Rodas, que define como objetivos ”… uma intervenção junto da população escolar, pretendendo uma educação das gerações futuras para a mobilidade sustentável, nomeadamente, para uma mobilidade ativa ciclável, assim como, a promoção da segurança e cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público”, estas aulas pretenderam que as crianças tivessem contato com os sinais de trânsito, regras básicas de segurança para andar de bicicleta, a prática da atividade física e o ensino e incentivo à utilização da bicicleta.

Com os triciclos, “balance bikes” e bicicletas do projeto do DE sobre rodas, as crianças pedalaram pelo circuito improvisado, tentando aproximar-se à realidade: andar em frente, contornar uma rotunda, parar no STOP e identificar o sinal proibido. Após a explicação do pequeno circuito, colocaram os capacetes e começaram a pedalar “pela estrada fora”!

Foram aulas cheias de diversão e contentamento, em que algumas crianças treinaram o saber andar e manipular a bicicleta e outros conseguiram pedalar sem ajuda. Ficaram muito entusiasmados para dizer aos pais o que tinham aprendido. A escola teve assim um papel fundamental na aquisição desta competência, seguindo-se agora o papel dos pais, devendo promover e estimular a continuação desta atividade.

Há ainda a salientar o facto das educadoras colaborarem nesta atividade, tanto nas aulas de educação física, como nos tempo de recreio, já que estes “brinquedos” são frequentemente usados para as CRIANÇAS BRINCAREM!

A professora, Ana Reis







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim