Avançar para o conteúdo principal

Praia da Parede e Praia das Avencas - Clubes Ciência Viva na Escola

No âmbito do projeto Clubes Ciência Viva na Escola - A água em contexto escolar, os alunos de todas as turmas de 3º ano do Agrupamento realizaram uma visita de estudo à Praia da Parede e Praia das Avencas, nos dias 23 de maio e 6 de junho de 2024. As deslocações de autocarro foram financiadas por este projeto e a mesma foi dinamizada pela professora Fátima Martinho, que agradece a colaboração de todos os que participaram nesta visita, quer professores, quer assistentes operacionais quer aos próprios alunos.

Esta atividade teve como finalidades os alunos explorarem a biodiversidade biológica e geológica local; compreenderem a importância da preservação da biodiversidade; assumirem atitudes e valores que promovam uma participação cívica de forma responsável e crítica através da recolha e separação de lixo na praia e promover o relacionamento interpessoal. 

A maior parte da visita foi guiada por monitores do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, que dinamizaram a atividade “Passeio interpretativo da Área Marinha Protegida das Avencas". Para a recolha de lixo, tivemos a autorização da Capitania do Porto de Cascais e foi informada a Polícia Marítima da mesma localidade.

Observaram-se várias espécies marinhas nas poças de maré (como estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, ofiúros, búzios, burriés, caranguejo-eremita, caboz, lesmas-do-mar, anémonas, lapas, vários tipos de algas, ...) e fósseis na Praia das Avencas e ainda se procedeu à recolha e separação de lixo. Alguns alunos ainda tiveram tempo para construir castelos na areia! De denotar a alegria e satisfação que estes alunos demonstraram na realização desta atividade que, certamente irão guardar, com carinho, na memória para a posteridade.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/

Leitura e jogos de tabuleiro

No dia 30 de outubro, os alunos da turma do 1.º A da Escola Eb1 Padre Himalaia participaram em atividades de promoção de leitura através de jogos de tabuleiro. Esta atividade terá continuidade ao longo do ano letivo, seguindo uma metodologia de gamificação com o objetivo de sistematizar e reforçar a leitura. Foi uma manhã divertida em que todas as crianças participaram ativamente.