Avançar para o conteúdo principal

Quintal das Expressões

Nos passados dias 25 e 26 de junho, o antigo Quintal Pedagógico, devido às disciplinas envolvidas, deu este ano lugar ao Quintal das Expressões, o qual regressou ainda mais forte ao nosso Agrupamento. Esta atividade, tão entusiasticamente participada pelos nossos mais novos, criou mais uma vez um sentimento de pertença nos nossos alunos, os quais tomaram como suas as diversas atividades proporcionadas pelas disciplinas de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, as quais tiveram o apoio constante da Educação Especial.

O primeiro dia foi em exclusivo para os alunos do 1.º ciclo, nomeadamente, o 1.º, 2.º e 3.º anos, tendo o segundo sido dedicado aos alunos do Jardim de Infância.

No dia 25, as atividades decorreram durante toda a manhã com 12 turmas presentes e na parte da tarde com mais 4 turmas. Como costume, os alunos visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos, a saber: dois de Educação Musical (ritmos com percussão corporal; como tocar Xilofones e Metalofones e improvisação com os mesmos); dois de Educação Visual (ambos com uma atividade de pintura e recorte, onde no final, com o acrescento de um mini lápis se criava um Pião Dragão) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experimentar várias habilidades em diferentes percursos divididos pelos dois espaços da disciplina, pavilhão e ginásio, onde as crianças puderam realizar diversas habilidades, desde correr, trepar, saltar, transpor obstáculos, saltar no trampolim, rolar e fazer "cambalhotas", uma diversidade de exercícios físicos da disciplina).

No segundo dia, durante toda a manhã, as 10 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (onde fizeram o acompanhamento de uma peça de música com clavas; aprendizagem de uma canção com a respetiva coreografia; dança acompanhada de ritmos produzidos com maracas improvisadas feitas com balões e areia; peças musicais acompanhadas de improvisações); dois de Educação Visual (ambos com uma atividade de pintura onde no final, com o acrescento de um mini lápis se criava um Pião Dragão) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experimentar várias habilidades em diferentes percursos divididos pelos dois espaços da disciplina, pavilhão e ginásio, onde as crianças puderam realizar diversas habilidades, desde correr, trepar, saltar, transpor obstáculos, saltar no trampolim, rolar e fazer "cambalhotas", uma diversidade de exercícios físicos da disciplina).

Segundo o feedback recebido, quer pelos nossos mais pequenos, quer pelos seus Educadores ou Professores Titulares, foi uma manhã divertida, que todos adoraram e participaram entusiasticamente.

Da parte de todos os professores de Departamento de Expressões, foi, mais uma vez, um prazer ter estado com todos vós, nesta casa que é de todos nós. 

Até para o ano!

Dia 25 de junho - 1.º Ciclo

Dia 25 de junho - Jardim de Infância



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/

Leitura e jogos de tabuleiro

No dia 30 de outubro, os alunos da turma do 1.º A da Escola Eb1 Padre Himalaia participaram em atividades de promoção de leitura através de jogos de tabuleiro. Esta atividade terá continuidade ao longo do ano letivo, seguindo uma metodologia de gamificação com o objetivo de sistematizar e reforçar a leitura. Foi uma manhã divertida em que todas as crianças participaram ativamente.