Avançar para o conteúdo principal

Dia Nacional da Paralisia Cerebral

O agrupamento celebra o dia nacional da Paralisia Cerebral com ações de sensibilização

No âmbito do dia nacional da Paralisia Cerebral, o agrupamento de escolas da Damaia, através do grupo de Educação Especial, promoveu uma série de ações de sensibilização dirigidas a alunos, professores e toda a comunidade educativa. Estas atividades foram cuidadosamente planeadas com o objetivo de fomentar a inclusão e o respeito pelas diferenças, reforçando a importância de compreender e apoiar as pessoas com paralisia cerebral.

A iniciativa incluiu a distribuição de um panfleto digital, elaborado especialmente para a ocasião, que foi enviado a todos os encarregados de educação. Além disso, desde o pré-escolar até ao 3.º ciclo, os alunos visualizaram um filme de sensibilização sobre a Paralisia Cerebral, proporcionando uma experiência educativa que uniu sensibilização, informação e reflexão, estimulando a empatia e o respeito.

No pré-escolar, os docentes de Educação Especial, conduziram esta ação através conversas informais em grande grupo, complementadas pelo visionamento de um filme e pela realização de uma atividade de pintura de um desenho alusivo ao tema.

No 1.º ciclo, os docentes organizaram sessões de sensibilização em que, após o visionamento do filme, os alunos foram incentivados à reflexão sobre o tema, promovendo uma compreensão mais profunda e empática. Os professores titulares de turma reforçaram esta ação enviando o panfleto informativo a todos os encarregados de educação, incentivando também o diálogo em casa.

Nos 2.º e 3.º ciclos, a sensibilização foi realizada em conjunto e articulação com os diretores de turma e professores da disciplina de Cidadania, que, além de distribuir o panfleto digital a toda a comunidade educativa, orientaram uma discussão reflexiva nas suas aulas. Esta abordagem apresentou-se por criar um espaço de partilha e aprendizagem sobre a Paralisia Cerebral, promovendo valores de respeito e inclusão entre os alunos mais velhos, tendo por base o panfleto e um vídeo de sensibilização.

Estas ações de sensibilização, levadas a cabo pelo agrupamento de escolas da Damaia, foram essenciais para aumentar a consciencialização e promover a inclusão, refletindo o compromisso do agrupamento em criar uma escola acolhedora e inclusiva. Com iniciativas como esta, pretende-se que cada aluno, professor e membro da comunidade escolar valorize e respeite as diferenças, reforçando a importância de uma sociedade onde todos têm o seu lugar e são reconhecidos pela sua singularidade, contribuindo assim para um ambiente mais solidário e inclusivo, onde a diversidade é celebrada e todos podem prosperar.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...