Avançar para o conteúdo principal

Semana da Amizade: Inclusão e Aprendizagem na Sala de Recursos Especializados

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a Sala de recursos especializados da Escola EB1/JI das Águas Livres celebrou a Semana da Amizade com um conjunto de atividades adaptadas às diferentes características e necessidades dos alunos. Esta iniciativa teve como objetivo assinalar a data festiva, proporcionando experiências de aprendizagem integradas, promovendo o desenvolvimento holístico e respeitando a individualidade de cada aluno.

As atividades realizadas foram cuidadosamente planeadas para garantir a acessibilidade e a participação de todos. Quando questionados sobre a palavra "amor", os alunos associaram-na ao coração, dando origem a uma atividade de carimbagem com rolos de papel higiénico moldados nesta forma. Esta técnica foi escolhida pela sua facilidade de manuseamento, permitindo que cada aluno, independentemente das suas dificuldades motoras, pudesse explorar a expressão plástica de forma autónoma e adaptada às suas capacidades.

A receita das "Bolachinhas do Amor" foi colocada em pictogramas, promovendo a comunicação alternativa e aumentativa e garantindo que todos os alunos pudessem compreender e seguir os passos da confeção. No âmbito desta abordagem inclusiva, a atividade combinou várias áreas do conhecimento. Para além da ampliação do vocabulário, foram trabalhados conceitos matemáticos como quantidade e peso, exploraram-se os sabores e texturas dos ingredientes e reforçaram-se os cuidados de higiene alimentar. O processo de confeção fomentou ainda o trabalho cooperativo e a socialização, respeitando os diferentes ritmos e competências de cada aluno.

A música teve também um papel fundamental nesta celebração, proporcionando momentos de escuta e canto de canções relacionadas com a amizade. Através de diálogos em grande grupo, os alunos refletiram sobre o significado da amizade e construíram a "Teia da Amizade", um símbolo das conexões entre todos, demonstrando que cada um tem um papel importante na rede de afetos.

Outro momento de grande envolvimento foi a criação de móbiles de corações, um trabalho cooperativo onde cada aluno contribuiu com a pintura de um coração na cor da sua escolha, respeitando as suas preferências sensoriais e motoras. Esta atividade reforçou a inclusão, valorizando a individualidade de cada um e promovendo um ambiente de partilha e respeito mútuo.

A Semana da Amizade na Sala de Recursos Especializados revelou-se uma experiência enriquecedora e inclusiva, em que os alunos participaram ativamente em atividades adaptadas às suas necessidades e potencialidades. A transversalidade dos conteúdos explorados possibilitou aprendizagens significativas, fortalecendo os laços de amizade e promovendo um ambiente de cooperação e respeito.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...