Na Escola EB1/JI das Águas Livres, a sala de recursos especializados de multideficiência é um espaço onde a inclusão se concretiza diariamente através da diferenciação pedagógica. Aqui, educar é sinónimo de adaptar estratégias, metodologias e recursos às necessidades únicas de cada criança, garantindo que todos os alunos sejam diferentes e apresentem desafios e potencialidades singulares.
Neste contexto, convivem alunos com diversas patologias e barreiras, como hidrocefalia, défices cognitivos e motores, epilepsia, sequelas de acidentes vasculares cerebrais, trissomia 21 entre outras condições. Estas especificidades traduzem-se em dificuldades motoras, cognitivas, comunicativas e comportamentais, exigindo uma resposta educativa personalizada e flexível.
A diferenciação pedagógica é o princípio orientado para a intervenção na sala de recursos. A equipa educativa adapta materiais, atividades e ambientes, recorrendo a estratégias multissensoriais, tecnologias de apoio e técnicas específicas, como o apoio físico direto ou a utilização de recursos visuais e auditivos. As atividades realizadas vão desde a estimulação sensorial e motora, passando pela promoção da comunicação e socialização, até o desenvolvimento cognitivo e funcional, sempre ajustado ao perfil e ritmo de cada aluno.
A prática diária inclui:
Atividades sensoriais e de coordenação motora para estimular a participação e a autonomia;
Exercícios de expressão musical e artística, promovendo a comunicação e o prazer de aprender;
Estratégias de ação-reação e treino funcional, com apoio personalizado e técnicas adaptadas;
Apoio à integração progressiva na sala de aula regular, favorecendo a cooperação entre pares e o desenvolvimento de competências sociais;
Utilização de metodologias sequenciais, estimulando diferentes canais sensoriais e respeitando as necessidades específicas de cada criança.
O trabalho na sala de recursos especializados visa eliminar barreiras à aprendizagem e à participação, promovendo a equidade e o respeito pela diferença. A avaliação é contínua e adaptada, valorizando os progressos individuais e ajustando as disciplinas sempre que necessário.
A articulação com os titulares de turma, com as famílias e outros profissionais é fundamental para garantir uma resposta educativa integrada e coerente, centrada no bem-estar e no desenvolvimento global dos alunos. Na Escola EB1/JI das Águas Livres, a diferenciação pedagógica não é exceção, mas sim a regra. A inclusão é vívida como um processo dinâmico, onde cada criança tem seu lugar, seu tempo e seu modo de aprender. A sala de recursos especializados é, por isso, um exemplo de como a educação pode – e deve – ser personalizada, promovendo o sucesso e a dignidade de todos os alunos, independentemente das suas necessidades.
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