Avançar para o conteúdo principal

Postais digitais para os lares do Concelho da Amadora

Realização de Postais/cartões digitais e envio aos lares do Concelho da Amadora 

 

Esta iniciativa nasceu no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, integrada nos Domínios de Articulação Curricular das turmas: 7.º B, 7.º F, 8.º C, 8.º D e 8.º E.

Em contexto pandémico, o projeto teve como missiva principal cruzar sensibilidades de gerações díspares, fazendo com que a geração dos nossos alunos, a mais jovem, se interessasse pela geração dos mais idosos, os quais, são frequentemente olvidados pela sociedade atual.

Assim, atendendo à globalização do mundo moderno, pretendeu-se sensibilizar os alunos para o impacto da COVID-19 na vida das comunidades, em particular na vida dos mais velhos, que têm sido privados das visitas dos seus ente-queridos, por orientações da Direção Geral de Saúde.

Por isso, as professoras de Cidadania e Desenvolvimento propuseram às turmas, que aceitaram de bom grado, a atividade de criação de cartões digitais. Todos meteram mãos à obra para homenagear os utentes dos lares, que têm, de forma estoica, ultrapassado momentos de grande solidão, adensando ainda mais o fosso que os separa da família e amigos.

Este projeto, em nome da educação para a solidariedade e voluntariado, uniu 5 turmas do 3.º Ciclo e respetivos professores, que abraçaram a atividade e permitiram o envolvimento de diferentes disciplinas, mormente: Cidadania e Desenvolvimento, Educação Tecnológica, Educação Visual e Português. A atividade, de carácter interdisciplinar, tornou, indubitavelmente, o projeto mais dinâmico e coletivo.

Cada aluno selecionou uma imagem e escreveu uma mensagem de esperança e de afeto, proporcionando momentos, que esperamos tenham sido de felicidade.

Foram realizados contactos com diversos lares e centros de dia, a fim de ser estabelecida a parceria, os quais responderam positivamente.

Os cinco postais digitais criados testemunham o mérito dos seus autores, assim como, destacam a identidade que caracteriza cada uma das turmas. O produto final, embora distinto, assume o mesmo sentido, o da imaginação e carinho dos nossos alunos.
















 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...