Avançar para o conteúdo principal

Postais digitais para os lares do Concelho da Amadora

Realização de Postais/cartões digitais e envio aos lares do Concelho da Amadora 

 

Esta iniciativa nasceu no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, integrada nos Domínios de Articulação Curricular das turmas: 7.º B, 7.º F, 8.º C, 8.º D e 8.º E.

Em contexto pandémico, o projeto teve como missiva principal cruzar sensibilidades de gerações díspares, fazendo com que a geração dos nossos alunos, a mais jovem, se interessasse pela geração dos mais idosos, os quais, são frequentemente olvidados pela sociedade atual.

Assim, atendendo à globalização do mundo moderno, pretendeu-se sensibilizar os alunos para o impacto da COVID-19 na vida das comunidades, em particular na vida dos mais velhos, que têm sido privados das visitas dos seus ente-queridos, por orientações da Direção Geral de Saúde.

Por isso, as professoras de Cidadania e Desenvolvimento propuseram às turmas, que aceitaram de bom grado, a atividade de criação de cartões digitais. Todos meteram mãos à obra para homenagear os utentes dos lares, que têm, de forma estoica, ultrapassado momentos de grande solidão, adensando ainda mais o fosso que os separa da família e amigos.

Este projeto, em nome da educação para a solidariedade e voluntariado, uniu 5 turmas do 3.º Ciclo e respetivos professores, que abraçaram a atividade e permitiram o envolvimento de diferentes disciplinas, mormente: Cidadania e Desenvolvimento, Educação Tecnológica, Educação Visual e Português. A atividade, de carácter interdisciplinar, tornou, indubitavelmente, o projeto mais dinâmico e coletivo.

Cada aluno selecionou uma imagem e escreveu uma mensagem de esperança e de afeto, proporcionando momentos, que esperamos tenham sido de felicidade.

Foram realizados contactos com diversos lares e centros de dia, a fim de ser estabelecida a parceria, os quais responderam positivamente.

Os cinco postais digitais criados testemunham o mérito dos seus autores, assim como, destacam a identidade que caracteriza cada uma das turmas. O produto final, embora distinto, assume o mesmo sentido, o da imaginação e carinho dos nossos alunos.
















 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/