Avançar para o conteúdo principal

Atividades de Natal - Grupos disciplinares de Português e de Línguas Estrangeiras

 CELEBRAÇÃO DO NATAL

NOËL/CHRISTMAS/NAVIDAD

CHRISTMAS DANCE WORKSHOP

 

A celebração do Natal levou os alunos do 3.º e do 4.º anos da Escola Padre Himalaia e da Escola das Águas Livres a uma nova atuação, dinamizada pela disciplina de Inglês do 1.º ciclo, no dia 18 de dezembro. As turmas participaram na atividade Christmas Dance Workshop e, ao ritmo do Santa Claus is coming to town, alguns alunos do 2.º ciclo tiveram oportunidade de integrar a performance dos colegas mais novos.

Situadas entre os textos de alunos da Pedro D’Orey e os de autores portugueses consagrados estiveram as atividades natalícias de Português do 2.º e do 3.º ciclos. Os textos, à medida que iam sendo expostos na sala de aula de cada turma e no pavilhão B, mostravam os sempre apressados dias de dezembro.

Os alunos de PLNM, por seu turno, através da elaboração de um e-mail desejaram as Boas Festas a uma amiga imaginária numa terra distante e com ela partilharam uma receita culinária típica do seu país de origem. O tema da alimentação foi, deste modo, associado quer à quadra natalícia quer àquela que será sempre a terra natal de cada aluno de PLNM.

A magia do Natal também chegou aos alunos do 2.º e do 3.º ciclos com o contributo das línguas estrangeiras do seu currículo. Um carácter mais lúdico detiveram as atividades dinamizadas no âmbito da iniciativa Noël/Christmas/Navidad. As aprendizagens chegaram sob a forma de enfeites natalícios ou envoltas em papel de embrulho com passatempos didáticos (sopas de letras e labirintos), cartas ao Pai Natal, legendagem de imagens, vídeos, contos e canções de Natal. Em jeitos decorativos, as mensagens de Natal nas línguas estrangeiras juntaram-se aos trabalhos de Português e até de outras disciplinas, dando novas cores ao espaço interior da escola.

Mesmo num ano atípico de pandemia, as turmas não deixaram de reproduzir o espírito natalício e relembraram os valores da esperança, união, solidariedade e alegria.

 






























































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...

Atividades BE - A grande fábrica de palavras

No dia 11 de fevereiro, no âmbito do programa Viajar nas Letras, da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora,  tivemos a leitura da história  A grande fábrica de palavras , de Agnés de Lestrade, ilustrada por  Valéria  Docampo, ao 3° A da EB1 Padre Himalaia. Quem veio contar a história foi a nossa querida Leonor Tenreiro, que depois deu início à Oficina de Escrita Criativa. Como sempre, uma atividade fantástica em que a turma correspondeu em pleno, escrevendo frases cheias de criatividade e imaginação. No final os alunos ofereceram à Leonor um cartão presente, que deixou muito sensibilizada a nossa autora.