Durante o
presente ano letivo, está a decorrer o Projeto Erasmus+ Promoting transnational
equality and students’ achievement through digital competences, que começou a
ser desenhado após uma Ação KA2 em Oradea, na Roménia, em Maio de 2019.
Este projeto
nasceu da partilha de experiências dos professores e da identificação das
grandes discrepâncias identificadas na ação de formação na Roménia.
Os parceiros que
integram e dinamizam este projeto são oriundos da Suécia, da Roménia e de
Portugal. A delegação sueca ficou responsável pelo projeto, estando Portugal a
participar com duas professoras e a Roménia com 3 psicólogas que também são
docentes de educação especial.
Apesar de
estarmos todos condicionados pela presente situação pandémica, o Projeto, que
inclui três deslocações para intercâmbio de professores, aos três países
participantes, não ficou parado. Há reuniões semanais e sessões de trabalho
conjuntas feitas via videoconferência.
Já decorreu uma
ação de formação para professores do Agrupamento de Escolas da Damaia, que
também esteve aberta aos colegas da E.B. 2,3 Francisco de Arruda, em Lisboa,
subordinada ao tema Pictures – how to use more pictures in your everyday
lesson. Dos 6 participantes da POC, houve um empenho e entusiasmo fantástico,
quer na elaboração quer na aplicação em sala de aula, dos materiais criados
pelo grupo.
Ainda durante o
presente ano letivo, decorrerá a segunda ação de formação que incidirá sobre o
tema: Feedback aos alunos por via digital.
As docentes Ana
Magano e Fernanda Montenegro agradecem à Direção do Agrupamento de Escolas da
Damaia a flexibilidade em adaptar horários de reuniões e aos colegas que
participaram, ativamente, na ação de formação realizada nos meses de março e abril.
Deixamos-vos
alguns links do trabalho realizado na ação de formação pelos docentes
participantes:
https://sway.office.com/uOtw5IKnGFeOQGrp?ref=Link&loc=play
https://quizizz.com/admin/quiz/6051e28d771be0001c813e07
https://quizizz.com/admin/quiz/6049024e5d320f001b4f7fb
https://padlet.com/andreialourenco/vbbf1a122ty2fp9a
A coordenadora e a supervisora
portuguesas do projeto, Ana Magano e Fernanda Montenegro.
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