Avançar para o conteúdo principal

Projeto Erasmus+

Durante o presente ano letivo, está a decorrer o Projeto Erasmus+ Promoting transnational equality and students’ achievement through digital competences, que começou a ser desenhado após uma Ação KA2 em Oradea, na Roménia, em Maio de 2019.

Este projeto nasceu da partilha de experiências dos professores e da identificação das grandes discrepâncias identificadas na ação de formação na Roménia.

Os parceiros que integram e dinamizam este projeto são oriundos da Suécia, da Roménia e de Portugal. A delegação sueca ficou responsável pelo projeto, estando Portugal a participar com duas professoras e a Roménia com 3 psicólogas que também são docentes de educação especial.

Apesar de estarmos todos condicionados pela presente situação pandémica, o Projeto, que inclui três deslocações para intercâmbio de professores, aos três países participantes, não ficou parado. Há reuniões semanais e sessões de trabalho conjuntas feitas via videoconferência.

Já decorreu uma ação de formação para professores do Agrupamento de Escolas da Damaia, que também esteve aberta aos colegas da E.B. 2,3 Francisco de Arruda, em Lisboa, subordinada ao tema Pictures – how to use more pictures in your everyday lesson. Dos 6 participantes da POC, houve um empenho e entusiasmo fantástico, quer na elaboração quer na aplicação em sala de aula, dos materiais criados pelo grupo.

Ainda durante o presente ano letivo, decorrerá a segunda ação de formação que incidirá sobre o tema: Feedback aos alunos por via digital.

As docentes Ana Magano e Fernanda Montenegro agradecem à Direção do Agrupamento de Escolas da Damaia a flexibilidade em adaptar horários de reuniões e aos colegas que participaram, ativamente, na ação de formação realizada nos meses de março e abril.

Deixamos-vos alguns links do trabalho realizado na ação de formação pelos docentes participantes:

https://sway.office.com/uOtw5IKnGFeOQGrp?ref=Link&loc=play

https://quizizz.com/admin/quiz/6051e28d771be0001c813e07

https://quizizz.com/admin/quiz/6049024e5d320f001b4f7fb

https://padlet.com/andreialourenco/vbbf1a122ty2fp9a

 

A coordenadora e a supervisora portuguesas do projeto, Ana Magano e Fernanda Montenegro.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/