Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia



O PRADO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARDOSO LOPES

A EB 1/JI/Creche Aprígio Gomes foi a primeira escola do concelho da Amadora a receber, no início de maio, nas instalações da sua biblioteca, por um período de quinze dias, as 12 telas que não se cansam de espalhar o valor da arte.

A escola anfitriã acolheu da melhor maneira o conjunto de réplicas do museu de Madrid. A experiência do Agrupamento de Escolas da Damaia foi partilhada com a docente responsável pelo acolhimento da exposição e, em pouco tempo, novos e preciosos materiais de apoio destinados a alunos e a docentes foram construídos ao sabor de um salutar intercâmbio entre agrupamentos do concelho da Amadora. Assinalava-se, desse modo, mais um marco neste projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia.

Os obstáculos que aqui e além se foram levantando ainda com a assinatura Covid-19 não conseguiram adiar a chegada da exposição à freguesia da Mina. As dificuldades aguçam o engenho dos docentes e tudo foi feito para se evitar contratempos. A equipa responsável pelo Museu do Prado itinerante teve mesmo de ficar nos bastidores por imposição das medidas de saúde pública, o entusiasmo, porém, de quem moveu o projeto e a força dos números dos visitantes deixaram a certeza da missão cumprida. A exposição foi visitada por cerca de 500 crianças e 40 profissionais (docentes, assistentes operacionais e técnicos) da EB1/ JI/ Creche Aprígio Gomes.



A exposição desceu a freguesia da Mina e, mantendo-se no perímetro do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, chegou no dia 18 de maio à Escola Básica/JI da Mina. Para esta segunda escola que acolheu o projeto, a nascente fora claramente a Escola Aprígio Gomes e, pelo meio, um  afluente correra bilateralmente entre a Mina e a Damaia. Do lado de cá o apoio foi concedido numa visita guiada por videoconferência, recorrendo-se às fotografias (disponíveis no Blog da página do Agrupamento de Escolas da Damaia) da exposição que havia estado patente na Escola Padre Himalaia.

Ao final do dia 28 de maio, já mais 210 crianças e 16 profissionais da EB 1/JI da Mina tinham visitado a exposição do Prado. Maio foi deveras um marco para este projeto: cerca de 710 crianças e 56 profissionais do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes tiraram partido do museu itinerante.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/