Avançar para o conteúdo principal

Museu do Prado itinerante - projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia



O PRADO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARDOSO LOPES

A EB 1/JI/Creche Aprígio Gomes foi a primeira escola do concelho da Amadora a receber, no início de maio, nas instalações da sua biblioteca, por um período de quinze dias, as 12 telas que não se cansam de espalhar o valor da arte.

A escola anfitriã acolheu da melhor maneira o conjunto de réplicas do museu de Madrid. A experiência do Agrupamento de Escolas da Damaia foi partilhada com a docente responsável pelo acolhimento da exposição e, em pouco tempo, novos e preciosos materiais de apoio destinados a alunos e a docentes foram construídos ao sabor de um salutar intercâmbio entre agrupamentos do concelho da Amadora. Assinalava-se, desse modo, mais um marco neste projeto do Agrupamento de Escolas da Damaia.

Os obstáculos que aqui e além se foram levantando ainda com a assinatura Covid-19 não conseguiram adiar a chegada da exposição à freguesia da Mina. As dificuldades aguçam o engenho dos docentes e tudo foi feito para se evitar contratempos. A equipa responsável pelo Museu do Prado itinerante teve mesmo de ficar nos bastidores por imposição das medidas de saúde pública, o entusiasmo, porém, de quem moveu o projeto e a força dos números dos visitantes deixaram a certeza da missão cumprida. A exposição foi visitada por cerca de 500 crianças e 40 profissionais (docentes, assistentes operacionais e técnicos) da EB1/ JI/ Creche Aprígio Gomes.



A exposição desceu a freguesia da Mina e, mantendo-se no perímetro do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, chegou no dia 18 de maio à Escola Básica/JI da Mina. Para esta segunda escola que acolheu o projeto, a nascente fora claramente a Escola Aprígio Gomes e, pelo meio, um  afluente correra bilateralmente entre a Mina e a Damaia. Do lado de cá o apoio foi concedido numa visita guiada por videoconferência, recorrendo-se às fotografias (disponíveis no Blog da página do Agrupamento de Escolas da Damaia) da exposição que havia estado patente na Escola Padre Himalaia.

Ao final do dia 28 de maio, já mais 210 crianças e 16 profissionais da EB 1/JI da Mina tinham visitado a exposição do Prado. Maio foi deveras um marco para este projeto: cerca de 710 crianças e 56 profissionais do Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes tiraram partido do museu itinerante.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...