Avançar para o conteúdo principal

Técnica “Autorregulação do Stress” em contexto escolar


A técnica de autorregulação do stress em contexto escolar tem vindo a ser aplicada e aferida no Agrupamento de Escolas da Damaia, desde novembro do ano letivo 2015/2016.  Tudo começou no final duma palestra, com um convite/desafio da educadora de infância Margarida Rainha, para a sua aplicação na então EB1/JI da Cova da Moura. A professora Sónia Ferreira, no seu papel de Coordenadora da Escola, foi a ajuda perfeita para o desenvolvimento de todo o trabalho que, na altura, teve, por parte das turmas envolvidas, uma excelente aceitação.

Durante o ano letivo de 2020-2021 foram realizadas, semanalmente, mais de 1000 sessões, abrangendo 23 turmas do 1º Ciclo e 5 do Jardim de Infância. A adesão das crianças e alunos tem sido, desde sempre, ótima, e a disponibilidade e interesse dos professores uma mais-valia para a promoção dos efeitos benéficos da atividade.

Visa regular as emoções e o stress, facilitar as capacidades de atenção, de concentração e de memória.  Visa também a educação/reeducação pro-social e a  limitação dos processos de violência interpessoal, prevenindo o abandono e o insucesso escolar. Desenvolve-se através da aplicação de guiões estruturados em dois momentos distintos: indução do relaxamento que permite uma ampliação da consciência, caracterizada pela produção de ondas alfa, o que facilita, num segundo momento, o acesso ao subconsciente na facilitação de comportamentos positivos e reguladores do stress.

Trata-se de uma abordagem inovadora que pretende a regulação do stress nos alunos e nos professores. Foram já formados cerca de 200 docentes em ações de formação creditadas que visaram a capacitação para a integração de crenças e valores adaptativos, proporcionando simultaneamente o desenvolvimento da consciência moral e das inteligências intrapessoal e interpessoal, a par do relaxamento. Os seus efeitos positivos são patentes no comportamento geral, mas muito especialmente na relação com os pares, no desempenho escolar, na aquisição de novas competências e na resolução de problemas. Acreditamos que também possa ter efeitos significativos na qualidade das escolhas e decisões futuras.

 

Esta ação resulta da parceria mantida entre o Agrupamento de Escolas da Damaia e a VOMAP – Clínica Psicológica na promoção da saúde mental na comunidade escolar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/