A técnica de autorregulação do stress em
contexto escolar tem vindo a ser aplicada e aferida no Agrupamento de Escolas
da Damaia, desde novembro do ano letivo 2015/2016. Tudo começou no final duma palestra, com um
convite/desafio da educadora de infância Margarida Rainha, para a sua aplicação
na então EB1/JI da Cova da Moura. A professora Sónia Ferreira, no seu papel de
Coordenadora da Escola, foi a ajuda perfeita para o desenvolvimento de todo o trabalho
que, na altura, teve, por parte das turmas envolvidas, uma excelente aceitação.
Durante o ano letivo de 2020-2021 foram
realizadas, semanalmente, mais de 1000 sessões, abrangendo 23 turmas do 1º
Ciclo e 5 do Jardim de Infância. A adesão das crianças e alunos tem sido, desde
sempre, ótima, e a disponibilidade e interesse dos professores uma mais-valia
para a promoção dos efeitos benéficos da atividade.
Visa regular as emoções e o stress, facilitar as capacidades de
atenção, de concentração e de memória. Visa
também a educação/reeducação pro-social e a
limitação dos processos de violência interpessoal, prevenindo o abandono
e o insucesso escolar. Desenvolve-se através da aplicação de guiões estruturados
em dois momentos distintos: indução do relaxamento que permite uma ampliação da
consciência, caracterizada pela produção de ondas alfa, o que facilita, num
segundo momento, o acesso ao subconsciente na facilitação de comportamentos
positivos e reguladores do stress.
Trata-se de uma abordagem inovadora que
pretende a regulação do stress nos alunos e nos professores. Foram já formados
cerca de 200 docentes em ações de formação creditadas que visaram a capacitação
para a integração de crenças e valores adaptativos, proporcionando
simultaneamente o desenvolvimento da consciência moral e das inteligências
intrapessoal e interpessoal, a par do relaxamento. Os seus efeitos positivos
são patentes no comportamento geral, mas muito especialmente na relação com os
pares, no desempenho escolar, na aquisição de novas competências e na resolução
de problemas. Acreditamos que também possa ter efeitos significativos na
qualidade das escolhas e decisões futuras.
Esta ação resulta da parceria mantida entre o Agrupamento de
Escolas da Damaia e a VOMAP – Clínica Psicológica na promoção da saúde mental
na comunidade escolar.
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