Avançar para o conteúdo principal

Técnica “Autorregulação do Stress” em contexto escolar


A técnica de autorregulação do stress em contexto escolar tem vindo a ser aplicada e aferida no Agrupamento de Escolas da Damaia, desde novembro do ano letivo 2015/2016.  Tudo começou no final duma palestra, com um convite/desafio da educadora de infância Margarida Rainha, para a sua aplicação na então EB1/JI da Cova da Moura. A professora Sónia Ferreira, no seu papel de Coordenadora da Escola, foi a ajuda perfeita para o desenvolvimento de todo o trabalho que, na altura, teve, por parte das turmas envolvidas, uma excelente aceitação.

Durante o ano letivo de 2020-2021 foram realizadas, semanalmente, mais de 1000 sessões, abrangendo 23 turmas do 1º Ciclo e 5 do Jardim de Infância. A adesão das crianças e alunos tem sido, desde sempre, ótima, e a disponibilidade e interesse dos professores uma mais-valia para a promoção dos efeitos benéficos da atividade.

Visa regular as emoções e o stress, facilitar as capacidades de atenção, de concentração e de memória.  Visa também a educação/reeducação pro-social e a  limitação dos processos de violência interpessoal, prevenindo o abandono e o insucesso escolar. Desenvolve-se através da aplicação de guiões estruturados em dois momentos distintos: indução do relaxamento que permite uma ampliação da consciência, caracterizada pela produção de ondas alfa, o que facilita, num segundo momento, o acesso ao subconsciente na facilitação de comportamentos positivos e reguladores do stress.

Trata-se de uma abordagem inovadora que pretende a regulação do stress nos alunos e nos professores. Foram já formados cerca de 200 docentes em ações de formação creditadas que visaram a capacitação para a integração de crenças e valores adaptativos, proporcionando simultaneamente o desenvolvimento da consciência moral e das inteligências intrapessoal e interpessoal, a par do relaxamento. Os seus efeitos positivos são patentes no comportamento geral, mas muito especialmente na relação com os pares, no desempenho escolar, na aquisição de novas competências e na resolução de problemas. Acreditamos que também possa ter efeitos significativos na qualidade das escolhas e decisões futuras.

 

Esta ação resulta da parceria mantida entre o Agrupamento de Escolas da Damaia e a VOMAP – Clínica Psicológica na promoção da saúde mental na comunidade escolar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa de Natal – JI Cova da Moura

No passado dia 18 de dezembro, o JI da Cova da Moura celebrou o Natal com uma festa dedicada às crianças, marcada por momentos de alegria e partilha. Durante a manhã, as crianças encantaram os presentes ao cantarem várias canções de Natal, numa atmosfera cheia de espírito natalício. A grande surpresa foi a chegada do Pai Natal, que distribuiu chocolates a todas as crianças, provocando sorrisos e muita emoção. À tarde, as crianças tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um lanche especial, preparado com o objetivo de tornar o dia ainda mais inesquecível.

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Projeto Artemática – O Natal com criatividade e matemática no JI Cova da Moura

Durante as últimas semanas, nas salas do JI da Cova da Moura foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com projeto Artemática. Este projeto inovador, que integra arte e matemática, trouxe o Natal para o centro das atividades... Árvores de Natal geométricas, bolas de natal com simetrias, padrões, linhas horizontais e verticais…. O projeto Artemática não é apenas um projeto criativo, mas também uma oportunidade de mostrar às crianças como a matemática está presente em tudo ao nosso redor, inclusive nas celebrações e tradições.