Avançar para o conteúdo principal

Projeto Ler nas Linhas do Sucesso

É consensual que a aprendizagem da leitura e da escrita tem início muito antes da entrada no 1º ciclo. Nos anos pré-escolares, independentemente da frequência de educação pré-escolar (cuja cobertura, no nosso país, é praticamente total para os 5-6 anos), as crianças vão construindo conhecimentos sobre a linguagem escrita, conhecimentos estes que assumem o papel de facilitadores da sua aprendizagem formal (Justice & Kaderavek, 2002; Whitehurst & Lonigan, 1998).

O jardim de infância é o contexto por excelência para criar oportunidades em que as crianças construam conhecimento e sejam motivadas para a leitura.

“(…) é no clima de comunicação criado pelo/a educador/a que a criança irá dominando a linguagem, alargando o seu vocabulário, construindo frases mais corretas e complexas, adquirindo um maior domínio da expressão e da comunicação” 
(Silva et al., 2016, pag-67).

Artigo desenvolvido pela equipa do Serviço de Psicologia e Orientação 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...