Avançar para o conteúdo principal

Teorema de Pitágoras – DAC 8.º A

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), entre os dias vinte e três de novembro e catorze de dezembro, os alunos do 8.º A realizaram diversas atividades sobre o Teorema de Pitágoras. Nestes DAC estiveram envolvidos conteúdos das disciplinas de Educação Musical, Educação Visual, História e Matemática. Na disciplina de História foi abordada a biografia de Pitágoras, os seus contributos para a Matemática e outras Ciências e a origem do Teorema de Pitágoras. Na disciplina de Educação Musical foi abordada a temática Pitágoras e a Música, a invenção do monocórdio e o aparecimento de novas escalas musicais. Na disciplina de Educação Visual foram visualizados vídeos sobre a construção geométrica dos números irracionais. De seguida, abordou-se e construiu-se a espiral Pitagórica, sendo posteriormente usada como base para uma outra forma, resultando assim uma composição. Na disciplina de Matemática foi lecionado o Teorema de Pitágoras e consolidados os temas lecionados nas outras disciplinas. Nesta disciplina forma ainda criadas, em grupo, diversas apresentações sobre o tema.

Fez-se uso do recurso Thinglink, que se encontra disponível aqui, para se criar um local onde os alunos poderiam encontrar reunidos todos os conteúdos de cada uma das disciplinas envolvidas.

Os trabalhos resultantes das disciplinas de Matemática e de Educação Visual realizados pelos alunos, estiveram em exposição, entre onze e vinte e um de janeiro. Os trabalhos de Matemática foram compilados num vídeo (podes ver aqui), que foi projetado no mesmo espaço (piso um do pavilhão B), onde se encontravam expostas as composições das espirais pitagóricas construídas na disciplina de Educação Visual.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

Festa de Final de Ano Pré-Escolar

No final do mês de junho realizaram-se as Festas Finais de Ano dos Jardins de Infância  do nosso Agrupamento.  Foi uma festa onde os encarregados de educação, e convidados, puderam ver os seus  meninos/as a brilhar! A brilhar com a atuação das atividades que aprenderam ao longo  do ano, com o par pedagógico inerente ao “Projeto Ensino em Par Pedagógico em  Expressão e Educação Físico-Motora, Musical e Plástica no Pré-Escolar e 1.º Ciclo”. As turmas do JI das Águas Livres, no pavilhão dessa escola, realizaram uma pequena demostração de habilidades motoras que aprenderam nas aulas de expressão físico motora, com o professor Jorge Mousinho. Mais tarde realizaram uma atuação das suas aprendizagens nas aulas de educação musical, aprendidas com o professor Vítor Barata.  As turmas do JI da Cova da Moura apresentaram uma Opereta Sinfónica Quinta da Amizade, pela batuta da professora de educação musical, Célia Silva. Seguiu-se uma apresentação de uma dança e de vários percursos com habilidades