Avançar para o conteúdo principal

Concurso de Leitura Expressiva

Sendo a leitura expressiva muito importante no treino da competência leitora, uma vez que permite um maior envolvimento com o texto, um esforço mais consciente para o compreender, bem como a resolução de dúvidas de pronúncia ou de vocabulário, o Grupo Disciplinar de Português organizou, uma vez mais, o Concurso de Leitura Expressiva, destinado aos alunos do segundo e terceiro ciclos e, pela primeira vez, a alunos de Português Língua Não Materna.
Um aluno de cada turma, previamente selecionado pela docente de Português, no dia e hora indicados, deslocou-se à biblioteca e realizou a respetiva prova. Este modo criativo e lúdico de ler visa despertar o gosto pela literatura, desenvolver a expressividade/leitura em voz alta, ao mesmo tempo que favorece a desinibição.
O júri, constituído pelas professoras Maria Duarte e Susana Lacerda (2.º ciclo), Ana Paula Nabais, Dulce Santos, Fátima Rua e Susana Dias (3.º ciclo), Ana Mafalda Almeida, Belisanda Tafoi e Patrícia Torres (PLNM), apreciou os trechos lidos e elegeu como vencedores:
- 5.º ano – Leonardo Gonçalves, 5.º D
- 6.º ano – Inês Santos, 6.º B
- 7.º ano – Naiara Pereira, 7.º B
- 8.º ano – Marjorie Souza, 8.º B
- 9.º ano – Luna Cardoso, 9.º C
- PLNM – A2 – Eviline Gonçalves, 9.º A
- PLNM – B1 – Adiba Sanjida, 9.º F

Um bem-haja a todos os participantes!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/