Avançar para o conteúdo principal

Desporto Escolar sobre Rodas

O projeto «Desporto Escolar sobre Rodas» («DE sobre Rodas») surge no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, sendo que a nossa escola já conta com algumas bicicletas deste projeto, permitindo fazer atividades nas aulas de educação física bem diferentes do que é habitual e que são do agrado dos nossos alunos. Abordar esta atividade nas aulas assenta, igualmente, em 3 grandes pilares: aprendizagem do padrão motor “Saber Andar de Bicicleta”, educação rodoviária e educação para a cidadania.
Com este intuito, foram realizadas várias atividades nas turmas do 6.º E e 7.º A, das professoras Ana Reis e Ana Silva, respetivamente.
Na turma do 6.º E foram aplicados vários percursos com diferentes habilidades, sendo que a maior parte dos alunos conseguiu atingir os objetivos pretendidos. Depois de algumas aulas de treino, no dia 5 de junho (assinalando também o Dia Mundial da Bicicleta, dia 3 de junho), a turma realizou a gincana de nível 1, com as seguintes destrezas: arranque, passagem entre 2 linhas, slalom, retirar a mão do guiador, passar debaixo de uma fasquia, parar/desmontar da bicicleta num espaço delimitado; pois esta competência do “saber andar de bicicleta” implica conseguir realizar um conjunto de técnicas que permitam “pedalar” em segurança. Os alunos que ainda não aprenderam a andar de bicicleta também participaram na atividade, tendo realizado uma ficha de observação com a pontuação atribuída a cada aluno.
Na turma do 7.º A, os alunos andaram de bicicleta realizando várias atividades ao longo dos diferentes espaços que a escola tem. Aproveitando a turma de alunos do Projeto Erasmus - parceria entre a Oberschule, de Lachendorf, da Alemanha e a nossa escola, na qual puderam vivenciar as nossas rotinas escolares, fez-se a inclusão destes alunos na aula de educação física, à semelhança do que aconteceu nas outras disciplinas. Os alunos das 2 turmas puderam conviver e partilhar experiências no nosso campo de jogos sintético, bem como observar as habilidades de cada aluno!
Deste modo, estas atividades desenvolvidas pretendem ensinar e fomentar a utilização da bicicleta ao maior número de utilizadores possível no sentido de desenvolver a mobilidade sustentável, regendo-se por princípios como o da segurança (individual e rodoviária) e da relevância da prática da atividade física no contexto escolar, sem nunca excluir as questões da saúde e da inclusão social, nomeadamente a procura de um estilo de vida ativo e de uma consciência ambiental e cívica.

Foram sem dúvida atividades de ampla partilha de conteúdos e de diversas experiências que os alunos puderam vivenciar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Natal no JI da Damaia

Neste mês de dezembro festejámos o natal no jardim de infância da Damaia,  tendo em ⁷ atenção o facto de existirem crianças com diferentes religiões. No dia três de dezembro as crianças foram à estação dos correios entregar a carta ao pai natal. Cada sala elaborou também um presente e um postal para oferecer à família. As educadoras desenvolveram o tema com atividades diversas, entre as quais trabalhos na área da expressão plástica, em que as crianças deram asas à sua imaginação. Houve ainda a confeção de bolachas de manteiga, pelos meninos/as de todas os grupos, para levarem para casa. Para terminar, tivemos a nossa festa de natal, no dia 20 de dezembro, com um saudável convívio entre os grupos das três salas do jardim de infância e a oferta de chocolates às crianças pelo pai natal.

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...