Avançar para o conteúdo principal

Desporto Escolar sobre Rodas

O projeto «Desporto Escolar sobre Rodas» («DE sobre Rodas») surge no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, sendo que a nossa escola já conta com algumas bicicletas deste projeto, permitindo fazer atividades nas aulas de educação física bem diferentes do que é habitual e que são do agrado dos nossos alunos. Abordar esta atividade nas aulas assenta, igualmente, em 3 grandes pilares: aprendizagem do padrão motor “Saber Andar de Bicicleta”, educação rodoviária e educação para a cidadania.
Com este intuito, foram realizadas várias atividades nas turmas do 6.º E e 7.º A, das professoras Ana Reis e Ana Silva, respetivamente.
Na turma do 6.º E foram aplicados vários percursos com diferentes habilidades, sendo que a maior parte dos alunos conseguiu atingir os objetivos pretendidos. Depois de algumas aulas de treino, no dia 5 de junho (assinalando também o Dia Mundial da Bicicleta, dia 3 de junho), a turma realizou a gincana de nível 1, com as seguintes destrezas: arranque, passagem entre 2 linhas, slalom, retirar a mão do guiador, passar debaixo de uma fasquia, parar/desmontar da bicicleta num espaço delimitado; pois esta competência do “saber andar de bicicleta” implica conseguir realizar um conjunto de técnicas que permitam “pedalar” em segurança. Os alunos que ainda não aprenderam a andar de bicicleta também participaram na atividade, tendo realizado uma ficha de observação com a pontuação atribuída a cada aluno.
Na turma do 7.º A, os alunos andaram de bicicleta realizando várias atividades ao longo dos diferentes espaços que a escola tem. Aproveitando a turma de alunos do Projeto Erasmus - parceria entre a Oberschule, de Lachendorf, da Alemanha e a nossa escola, na qual puderam vivenciar as nossas rotinas escolares, fez-se a inclusão destes alunos na aula de educação física, à semelhança do que aconteceu nas outras disciplinas. Os alunos das 2 turmas puderam conviver e partilhar experiências no nosso campo de jogos sintético, bem como observar as habilidades de cada aluno!
Deste modo, estas atividades desenvolvidas pretendem ensinar e fomentar a utilização da bicicleta ao maior número de utilizadores possível no sentido de desenvolver a mobilidade sustentável, regendo-se por princípios como o da segurança (individual e rodoviária) e da relevância da prática da atividade física no contexto escolar, sem nunca excluir as questões da saúde e da inclusão social, nomeadamente a procura de um estilo de vida ativo e de uma consciência ambiental e cívica.

Foram sem dúvida atividades de ampla partilha de conteúdos e de diversas experiências que os alunos puderam vivenciar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/