Avançar para o conteúdo principal

Projeto Eco-Escolas: Sala de Recursos Especializados da EB1/ JI das Águas Livres promove atividade sustentável no 1º Ciclo

No âmbito do projeto Eco-Escolas, a Sala de Recursos Especializados, em parceria com turmas do 1º ciclo, realizou uma atividade criativa e ecologicamente consciente na construção de árvores de Natal. A iniciativa teve como objetivo principal sensibilizar para as questões ambientais e destacou o papel da sala de recursos especializados na promoção da consciencialização ambiental, trabalho em equipa e respeito pelo outro.
Deste modo, em sintonia com a essência do projeto Eco-Escolas e no espírito da época festiva, a sala de recursos especializados uniu alunos de turmas do 1º ciclo para uma experiência educativa única e divertida. O desafio lançado consistia em construir cooperativamente árvores de Natal utilizando exclusivamente materiais recicláveis, promovendo assim a reutilização de recursos e a redução do impacto ambiental.
Conversámos sobre o respeito pelo outro, pela importância que isso tem no trabalho de equipa e a atividade começou após uma breve explicação sobre a importância da reutilização de materiais e a necessidade de promover práticas sustentáveis no nosso quotidiano. Os alunos foram incentivados a pensar de forma criativa, explorando materiais que, muitas vezes, seriam descartados.
Deste modo, os estudantes mergulharam num processo colaborativo, trocando ideias e trabalhando em conjunto na construção das árvores. Foi notável a integração entre os alunos, independentemente das suas habilidades e necessidades específicas. A experiência destacou não apenas a diversidade de habilidades presentes, mas também a capacidade de todos os alunos contribuírem de forma significativa.
Diversos materiais foram utilizados, desde papelão e jornais até bolas reutilizadas e decoradas. Cada grupo tinha a liberdade de escolher e organizar os materiais de acordo com a sua visão única. A atividade não apenas estimulou a criatividade, trabalho de equipa, respeito e aceitação do outro, mas também promoveu a consciência ambiental e a importância da redução do desperdício.
No final da atividade, as árvores de Natal construídas pelos alunos foram exibidas no corredor da escola como símbolos tangíveis da interligação entre educação inclusiva, cooperação e sustentabilidade. Esta atividade destacou-se não só por ser uma iniciativa de cariz ecológico, mas também pela valiosa contribuição para o desenvolvimento de competências sociais e cívicas dos alunos. Este evento reforça o compromisso da escola com a inclusão demãos dadas com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/