Avançar para o conteúdo principal

Projeto Eco-Escolas: Sala de Recursos Especializados da EB1/ JI das Águas Livres promove atividade sustentável no 1º Ciclo

No âmbito do projeto Eco-Escolas, a Sala de Recursos Especializados, em parceria com turmas do 1º ciclo, realizou uma atividade criativa e ecologicamente consciente na construção de árvores de Natal. A iniciativa teve como objetivo principal sensibilizar para as questões ambientais e destacou o papel da sala de recursos especializados na promoção da consciencialização ambiental, trabalho em equipa e respeito pelo outro.
Deste modo, em sintonia com a essência do projeto Eco-Escolas e no espírito da época festiva, a sala de recursos especializados uniu alunos de turmas do 1º ciclo para uma experiência educativa única e divertida. O desafio lançado consistia em construir cooperativamente árvores de Natal utilizando exclusivamente materiais recicláveis, promovendo assim a reutilização de recursos e a redução do impacto ambiental.
Conversámos sobre o respeito pelo outro, pela importância que isso tem no trabalho de equipa e a atividade começou após uma breve explicação sobre a importância da reutilização de materiais e a necessidade de promover práticas sustentáveis no nosso quotidiano. Os alunos foram incentivados a pensar de forma criativa, explorando materiais que, muitas vezes, seriam descartados.
Deste modo, os estudantes mergulharam num processo colaborativo, trocando ideias e trabalhando em conjunto na construção das árvores. Foi notável a integração entre os alunos, independentemente das suas habilidades e necessidades específicas. A experiência destacou não apenas a diversidade de habilidades presentes, mas também a capacidade de todos os alunos contribuírem de forma significativa.
Diversos materiais foram utilizados, desde papelão e jornais até bolas reutilizadas e decoradas. Cada grupo tinha a liberdade de escolher e organizar os materiais de acordo com a sua visão única. A atividade não apenas estimulou a criatividade, trabalho de equipa, respeito e aceitação do outro, mas também promoveu a consciência ambiental e a importância da redução do desperdício.
No final da atividade, as árvores de Natal construídas pelos alunos foram exibidas no corredor da escola como símbolos tangíveis da interligação entre educação inclusiva, cooperação e sustentabilidade. Esta atividade destacou-se não só por ser uma iniciativa de cariz ecológico, mas também pela valiosa contribuição para o desenvolvimento de competências sociais e cívicas dos alunos. Este evento reforça o compromisso da escola com a inclusão demãos dadas com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...

Atividades BE - A grande fábrica de palavras

No dia 11 de fevereiro, no âmbito do programa Viajar nas Letras, da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora,  tivemos a leitura da história  A grande fábrica de palavras , de Agnés de Lestrade, ilustrada por  Valéria  Docampo, ao 3° A da EB1 Padre Himalaia. Quem veio contar a história foi a nossa querida Leonor Tenreiro, que depois deu início à Oficina de Escrita Criativa. Como sempre, uma atividade fantástica em que a turma correspondeu em pleno, escrevendo frases cheias de criatividade e imaginação. No final os alunos ofereceram à Leonor um cartão presente, que deixou muito sensibilizada a nossa autora.