Avançar para o conteúdo principal

Celebrar a Primavera - Sala de Recursos Especializados

Sala de Recursos Especializados da Escola EB1/JI das Águas Livres celebra a Primavera com Painel de Boas-Vindas

Na Escola EB1/JI das Águas Livres, a chegada da Primavera foi recebida de forma especial pela Sala de Recursos Especializados, que elaborou um painel para dar as boas-vindas à estação das flores. Esta atividade não só celebrou a transição de estação, mas também enfatizou a importância do trabalho em equipa e da valorização das características individuais de cada aluno.

Os alunos foram incentivados a contribuir para o painel utilizando diferentes técnicas de pintura, adaptadas às suas próprias características e habilidades. Desde a pintura de massa até à utilização de esponjas e pincéis, cada aluno teve a oportunidade de expressar a sua criatividade de acordo com o seu gosto e capacidades específicas.

Uma das técnicas utilizadas foi a coloração da massa, onde os alunos misturaram tinta na massa e utilizaram colheres como instrumento de pintura, facilitando assim o processo para aqueles com necessidades motoras diferentes. Além disso, foram usadas esponjas com pegas em madeira para permitir movimentos mais controlados durante a aplicação da tinta. É crucial destacar que esta atividade exigiu um forte espírito de cooperação e trabalho em equipa. Cada aluno contribuiu de acordo com as suas capacidades individuais, demonstrando que a diversidade é uma mais-valia quando se trabalha em conjunto. Esta abordagem individualizada permitiu que todos os alunos se sentissem incluídos e valorizados no processo criativo.

Mais importante ainda, esta iniciativa ressalta que o verdadeiro valor está no processo em si, e não apenas no produto final. O foco na colaboração, respeitando as características individuais de cada aluno, reforça a mensagem de que todos têm algo único para contribuir e que juntos podemos alcançar resultados incríveis. Assim, o painel de Primavera da Sala de Recursos Especializados não só embeleza o ambiente escolar, mas também serve como um lembrete poderoso da importância da inclusão, da cooperação e do reconhecimento do valor de cada indivíduo.

 







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

Quintal Pedagógico 22/23

Nos passados dias 21 e 22 de junho, o Quintal Pedagógico regressou ao nosso Agrupamento. Mais uma vez, esta atividade tão participada e adorada pelos nossos mais novos, deu continuidade à construção e à promoção de uma identidade, criando, desde cedo, um sentimento de pertença nos nossos alunos. Este ano o Quintal Pedagógico tornou-se uma atividade do Departamento de Expressões, onde todos os nossos alunos do Jardim de Infância, no dia 21 e do 1.º Ciclo, no dia 22, puderam participar em atividades de Educação Física, Educação Musical e Educação Visual, apoiados pela Educação Especial. No primeiro dia, durante toda a manhã, as 9 turmas do Jardim de Infância, visitaram rotativamente, e participaram nas atividades dos 6 postos criados para esse efeito, a saber: dois de Educação Musical (ambos com Expressão Musical); dois de Educação Visual (ambos com pintura a tempera duma reprodução, parcial, de um dos cut outs de Henri Matisse) e dois de Educação Física (onde puderam conhecer e experim

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/