Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído

Sabias que na última quarta-feira de cada mês de abril celebramos o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído? Já ouviste falar em poluição sonora?
A poluição sonora é o excesso de ruído que altera a saúde física e mental do indivíduo.
Sabias que o excesso de barulho pode influenciar negativamente o teu desempenho escolar? Se não conseguires descansar, dormir bem, a tua concentração e desempenho escolar pode ser afetado.
Nas aulas de Físico-química, os alunos das turmas D e E do oitavo ano, andaram pela escola a medir a intensidade sonora, com o sonómetro. Já ouviste falar no sonómetro?
O sonómetro parece um microfone e mede a intensidade do som em decibéis.
Queres saber o que descobrimos?
Descobrimos que o ginásio é o local mais barulhento, chegando a aproximar-se do limiar da dor, assim como a sala de alunos, durante o intervalo.
Existem ginásios que melhoram a sua acústica, forrando as paredes e o teto com material isolante, com uma cortiça, madeira ou tecidos, como podes ver nas imagens.
Sabias que se estiveres exposto a sons muito fortes podes ficar surdo?
A biblioteca é o local mais sossegado, o local perfeito para ler um livro ou estudar.
Cuidado com a campainha, podes ficar surdo se estiveres muito perto e durante muito tempo.
Usas fones? Nós também!! Mas sabias que os auriculares devem ser usados de forma responsável para proteger a saúde auditiva. Manter volumes seguros, limitar o tempo de uso e escolher tipos de auriculares que minimizem o risco de danos são práticas importantes para prevenir a perda auditiva e outros problemas relacionados.
Sabias que o ouvido está diretamente ligado ao equilíbrio? Pois é, o ouvido interno tem um papel fundamental para a manutenção do equilíbrio e da orientação espacial. Ele deteta movimentos da cabeça e acelerações, transmitindo essas informações ao cérebro, que integra os sinais para coordenar a postura e os movimentos do corpo. Distúrbios nesse sistema podem levar a problemas significativos de equilíbrio, afetando a qualidade de vida.
Espero que tenhas aprendido tanto quanto nós e que a partir de hoje cuides da saúde dos teus ouvidos.

Sandra Santos, 8.º E

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora texturas      Fosseis                                      Faz Cupcakes                                 Faz bichinhos     Construções OUTRAS SUG

ECO-ESCOLAS 23/24: RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24

Mais um desafio! A   “RETURN BOX”  é a  caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.  Nesta caixa  podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta . Esta atividade é patrocinada pela Edding. A   “RETURN BOX”  está n o  pavilhão B , na Biblioteca Escolar , onde  ficará ao longo do ano letivo. Coordenadora Eco-Escolas :  Margarida Vilares ( margarida.vilares@aedamaia.pt ) Mais informações em :  https://ecoescolas.abae.pt/ 2023-2024-projetos-eco- escolas/desafio-edding-return- box/

Leitura e jogos de tabuleiro

No dia 30 de outubro, os alunos da turma do 1.º A da Escola Eb1 Padre Himalaia participaram em atividades de promoção de leitura através de jogos de tabuleiro. Esta atividade terá continuidade ao longo do ano letivo, seguindo uma metodologia de gamificação com o objetivo de sistematizar e reforçar a leitura. Foi uma manhã divertida em que todas as crianças participaram ativamente.