Rotinas na Sala de Recursos Especializados da POC: Instrumentos que Desencadeiam Aprendizagens
Na sala de recursos especializados da POC, as rotinas fazem
parte do nosso dia desde o início do ano letivo. Diariamente, os alunos
preenchem o calendário mensal, registam a data, assinalam presenças e cumprem
as tarefas previstas, num conjunto de práticas cuidadosamente estruturadas para
promover um ambiente previsível e seguro. Este clima de tranquilidade ajuda-os
a sentirem-se confiantes e disponíveis para aprender.
O início do dia é sempre marcado por atividades organizadas e
adaptadas às características de cada aluno: a escrita da data, o registo do
nome e a realização de pequenas tarefas que foram sendo ajustadas às
necessidades do grupo. Estas rotinas não apenas organizam o dia, mas também
promovem competências essenciais para a vida, como responsabilidade, autonomia
e cooperação. Paralelamente, potenciam aprendizagens nas áreas da leitura,
escrita, matemática e ciências.
Por exemplo, ao marcar presenças, os alunos exercitam a
leitura dos nomes dos colegas e a interpretação de uma tabela de dupla entrada.
No registo do estado do tempo, mobilizam conhecimentos sobre os dias da semana,
os meses, os números e a sequência das estações do ano, observando e analisando
as condições atmosféricas ao longo dos dias e dos meses.
Acreditamos que estas rotinas, apoiadas em instrumentos
claros, visuais e acessíveis, contribuem significativamente para o bom
funcionamento do grupo e para o desenvolvimento integral dos alunos,
tornando-os protagonistas do seu próprio percurso de aprendizagem. Ao respeitar
os ritmos e interesses individuais, promovemos a curiosidade, o gosto por
aprender e a preparação para os desafios dentro e fora da escola.
Comentários
Enviar um comentário