Avançar para o conteúdo principal

Saúde Mental - Sessão de sensibilização

No dia 20 de novembro, de manhã, decorreu a sessão de sensibilização para a saúde mental, destinada ao pessoal não docente e dinamizada pela Psicóloga Cláudia Carvalho do EPIS. Esta iniciativa do PES e do SPO insere-se no Programa “Por ti” do EPIS e visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância de mantermos bem cuidada a nossa saúde mental, valorizando-a tanto como fazemos com a saúde do nosso corpo.

Nesta sessão a Dr.ª Cláudia Carvalho destacou que só quando estamos com uma boa saúde mental é que temos disponibilidade para os demais, o que é fundamental para exercermos o nosso papel na comunidade escolar.

Ao longo da sessão foi sendo feito um teste de conhecimentos, intercalado com a reflexão conjunta sobre o tema. Aprendemos que ter um bem-estar mental não é não ter stress, mas sim aprender a geri-lo, ter autonomia e mantermos boas relações uns com os outros.

Ao longo deste workshop de 2 horas foram abordados os indicadores de bem-estar mental, os fatores que bloqueiam esse bem-estar, tendo-se falado das várias emoções. Os assistentes aprenderam que  todas as emoções têm valor, mesmo aquelas conotadas negativamente, como a raiva e a tristeza. Por fim, os assistentes aprenderam que precisam de estar atentos a alguns sinais de alerta em si e nos outros, de forma a atuar e restaurar a nossa saúde mental.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atividades BE - A grande fábrica de palavras

No dia 11 de fevereiro, no âmbito do programa Viajar nas Letras, da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora,  tivemos a leitura da história  A grande fábrica de palavras , de Agnés de Lestrade, ilustrada por  Valéria  Docampo, ao 3° A da EB1 Padre Himalaia. Quem veio contar a história foi a nossa querida Leonor Tenreiro, que depois deu início à Oficina de Escrita Criativa. Como sempre, uma atividade fantástica em que a turma correspondeu em pleno, escrevendo frases cheias de criatividade e imaginação. No final os alunos ofereceram à Leonor um cartão presente, que deixou muito sensibilizada a nossa autora.

Alunos - o que fazer

Novo: semana 13 a 19 de Abril Para os mais pequeninos:   Link A História: O Nabo Gigante Autor: Alex Tolstoi Dica: Quando acabares de ver a história, tenta representar um conjunto com os diferentes animais, mas tendo uma característica comum: revestimento da pele, tamanho, forma de locomoção e alimentação. Audiolivros para crianças -  Link O Livro de Atividades do CCB -  Link Anti) quarentena de leituras – Plano nacional de Leitura Jogos, atividades divertidas e desafios para fazer em família. -  Link Receita de “plasticina” caseira: - 1 chávena de chá de água; - 4 chávenas de chá de farinha; - 2 colher de óleo - 1 ½ chávena de chá de sal; Como fazer:         Cria monstros                               Reconhece nomes                Explora t...

Dia das Expressões

No passado dia 8 de setembro, pelas 10:40, após a reunião geral de Professores/Educadores, teve início o Dia das Expressões. À saída da sala de alunos, os docentes foram divididos em 4 grupos, os quais foram encaminhados para um dos 4 postos com atividades relacionadas com cada uma das disciplinas do Departamento. Para além da diversão, boa disposição e convívio, esta atividade também se revelou útil na medida em que mostrou aos que cá estão pela primeira vez, a localização dos Blocos, a nomenclatura do número das salas, entre outras coisas. Concluídos os 4 Postos, ficava a faltar um último Posto, o número 5, que se localizava na sala de Professores, onde o Departamento de Expressões, tinha preparado para todos uma últim atividade, um pequeno banquete para degustação, quer de alimentos, quer de bebidas. No final todos saíram um pouco mais vigorosos para o novo ano que já se avizinhava.