Avançar para o conteúdo principal

Democracity: aprender democracia na prática

No âmbito da formação para professores “Democracity”, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, a turma D do 9º ano, participou neste projeto que visa promover a educação para a cidadania democrática, através de metodologias ativas e participativas. Esta atividade foi dinamizada pelas professoras Aida Félix e Sílvia Baio.

Este percurso incluiu a visita de estudo à Casa da Assembleia, que decorreu no dia 8 de janeiro, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma assembleia democrática, os seus espaços e a importância do debate e da participação cívica.

Posteriormente, em sala de aula, foi implementado o jogo Democracity, no qual os alunos simularam uma assembleia, assumindo diferentes papéis, debatendo propostas e tomando decisões coletivas. Ao longo desta experiência, desenvolveram competências como o pensamento crítico, a argumentação, o trabalho em equipa e o respeito pela diversidade de opiniões.

O projeto culmina com a criação de uma cidade, concebida pelos próprios alunos, onde definiram regras, serviços, prioridades e soluções para diferentes desafios sociais e ambientais, aplicando de forma criativa os princípios democráticos trabalhados.

Esta experiência demonstrou que a cidadania se aprende através da participação ativa, tornando os alunos mais conscientes, envolvidos e responsáveis enquanto cidadãos.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Torneio Gira Volei

No dia 1 de abril, a Escola Pedro D’Orey da Cunha vai realizar o seu primeiro Torneio Gira Volei, dirigido aos alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos. Não percas esta oportunidade de te divertires, para melhorares as tuas habilidades e participares num evento cheio de energia e espírito desportivo. Vem jogar, apoiar e vibrar com o Gira Volei! Contamos contigo! O Coordenador de Educação Física Pedro Costa

Tambores pela Paz

O AEDamaia, recebeu uma solicitação da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na sequência de uma comunicação recebida do Ministério dos Negócios Estrangeiros, divulgando a iniciativa “Tambours pour la Paix”, destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, que pretende assinalar anualmente (a 21 de março) e de forma simbólica, a importância da Paz – através de canções, poemas musicados ou da construção de uma pomba. Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois relançou um evento apoiado pela UNESCO que, entre 2001 e 2010, se realizou em 120 países, com a participação de 800 mil crianças. Neste sentido, o AEDamaia juntou-se a esta comemoração, com as turmas dos quartos anos da escola sede, para divulgação da iniciativa “Drums for Peace” e sob a batuta da Professora Célia Silva, com a colaboração das docentes titulares de turma, dos professores Cristina Frutuoso, Elsa Batalha e Luis Natário, os no...

Atividades BE - A grande fábrica de palavras

No dia 11 de fevereiro, no âmbito do programa Viajar nas Letras, da responsabilidade da Câmara Municipal da Amadora,  tivemos a leitura da história  A grande fábrica de palavras , de Agnés de Lestrade, ilustrada por  Valéria  Docampo, ao 3° A da EB1 Padre Himalaia. Quem veio contar a história foi a nossa querida Leonor Tenreiro, que depois deu início à Oficina de Escrita Criativa. Como sempre, uma atividade fantástica em que a turma correspondeu em pleno, escrevendo frases cheias de criatividade e imaginação. No final os alunos ofereceram à Leonor um cartão presente, que deixou muito sensibilizada a nossa autora.